"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, julho 28, 2015

Sobre a Doyen e sobre a RTP

Doyen a quem doer

 
Foi notícia nestes últimos dias, mas só entre sportinguistas, a derrota averbada pela Doyen no Tribunal de Primeira Instância de Bruxelas, em processo interposto por esta contra a FIFA e pelo qual Nélio Lucas e amigos reclamavam ser contra o Direito Comunitário, a proibição da FIFA sobre a partilha do passe de futebolistas entre clubes e TPOs.
 
Antes desta decisão, deu jeito à comunicação social pegar no tema para explorar este diferendo, sempre tendo em vista uma possível derrota do Sporting caso a decisão deste tribunal fosse a favor da Doyen.
 
Azar do caraças...a decisão do tribunal não foi a desejada pelos pasquins.
 
Felizmente para nós, dirá a maioria, na qual me incluo, pois as nossas finanças não comportam uma derrota e consequentemente pagamento de indemnização à Doyen (16M€ é o valor exigido).
 
Felizmente também para a transparência do futebol.
 
A única infelicidade no meio disto é mesmo não se ouvir qualquer eco na CS portuguesa sobre tão importante decisão, desfavorável aos interesses da Doyen.
 
Sobre a sentença, decidiu o tribunal belga que os negócios dos TPO são “opacos e exercem influência nefasta sobre o futebol”, sendo que “os detentores dos fundos são desconhecidos e que podem encontrar-se na situação de concluírem acordos com clubes que estão em competição directa”.
 
E não é que concluíram o mesmo que há um ano a Direcção do Sporting constatou e denunciou?
 
Há lutas pelas quais vale a pena ir até ao fim, "doyen" a quem doer.
 
 
Os incendiários da RTP
 
A RTP resolveu fazer um vídeo publicitário para o jogo da Supertaça a disputar entre Sporting e Benfica do próximo dia 9 de Agosto.
 
Tudo normal, não fosse o caso desta promoção ter 36 dos seus 46 segundos são dedicados a…Jorge Jesus.
 
Em vez de se centrarem atenções na velha e sã rivalidade dos dois principais clubes de Lisboa, centram-se atenções no ex-treinador do Benfica e actual treinador do Sporting, procurando fazer do pré-jogo um verdadeiro circo, acicatando um lado e outro, em especial o vermelho.
 
Para além da falta de respeito a Rui Vitória, está em causa o próprio Jorge Jesus, que não duvido possa ser um dia destes alvo de um qualquer tresloucado diabo de Gaia ou de um cabeceador de árbitros, tal como aconteceu a Proença no Colombo.
 
Depois dos diversos e caricatos episódios com a secção de desporto da RTP, ficamos a saber que os máximos responsáveis pelo canal público também gostam de ser incendiários, mas dos mais perigosos, ao jeito da época do ano que vivemos…

 
 
P.S. Fenerbahçe-Shakhar ficou 0-0 na 1ª mão na Turquia o que nos coloca um pouco mais longe de ser cabeças-de-série no Play-off da Champions...amanhã Rapid-Ajax.
 
SL
José

domingo, julho 26, 2015

Sporting conquista primeiro troféu não oficial da época

A primeira edição da Cape Town Cup é nossa, fruto de uma performance que voltou a dar bons sinais para o início oficial da época que ocorrerá dentro de duas semanas.
Fredy Montero foi o marcador de serviço e está duplamente de parabéns pois hoje comemora o seu aniversário. Foi uma boa imagem, aquela que a nossa equipa deixou na África do Sul, onde demonstrou capacidade para ultrapassar as dificuldades das tormentas do cabo, que será a nova época, transformando-as, num cabo da Boa Esperança: que é depositada pela nação sportinguista.

Lion King

sexta-feira, julho 24, 2015

Sporting na final da Cape Town Cup

No primeiro jogo do torneio que estamos a disputar na Cidade do Cabo, a nossa equipa deixou boas indicações para esta estação de 2015/2016, vencendo o Ajax Cape Town nas grandes penalidades. No domingo jogaremos frente ao Crystal Palace a final, esperando que esta fome de vitórias prevaleça e consigamos trazer a Cape Town Cup para Portugal.

Lion King

Confissões do Orelhas

Até há pouco tempo era assim:



Hoje, no Record, em mais uma das muitas entrevistas de glorificação da "estrutura" e do seu líder, ficamos a saber que afinal isso já faz tudo parte do passado e até são todas pessoas de bem...


Já pouco faltará para ser novamente assim...

 
 
SL
José

quarta-feira, julho 22, 2015

Onde está o all in novamente?

Sem olhar para as contratações efectuadas para a presente época e olhando apenas para quem transita de uma época para a outra, dá para perceber mais uma vez quem entre os 3 grandes faz o all in.

Do lado do Benfica, a única saída significativa entre os mais utilizados (e não desejada), é mesmo a de Maxi

No Sporting, Nani e Cédric são as baixas mais significativas.

Se a estabilidade é uma das principais armas para quem procura alcançar os seus objectivos, então o Porto decididamente vai no sentido contrário pela segunda época consecutiva (e ainda bem!), enterrando milhões em busca da sorte que esperamos mais uma vez lhes fuja.

De uma época para a outra o Porto vê sair (alguns, corre com eles), seis jogadores do top ten dos mais utilizados, havendo ainda a possibilidade de Alex Sandro seguir também viagem.

Como o corrupto mor diz que vai com o Lotopegui até ao fim do mundo, espero que esse fim de ciclo seja já no final desta época...

P.S. Não deixa de ser curioso também olhar para o top ten de cada clube e verificar que Quaresma era o único português a destoar no meio da estrangeirada...já era!

SL
José



segunda-feira, julho 20, 2015

Gutierrez demorou mas veio + Palavras do desonesto special one

Reforço n.º 6 - Gutierrez

Diria que com a chegada de Gutierrez se encerram as contratações para a presente época, estando o Sporting pronto para atacar a época com uma ambição que há muito não víamos em Alvalade.

Há quase um mês que o nome do avançado colombiano é notícia de jornal, pelo que o fim desta novela é sem dúvida um alivio para todos nós.

Será o mais sonante de todos os reforços, e reforça também ele um sector onde já tínhamos Slimani e Montero como referências e que com certeza nos dará um outro poder de finalização que de vez em quando tem falhado, sobretudo frente aos já célebres autocarros.

Sem dúvida que este trio atacante desperta imensa curiosidade a todos os sportinguistas tais são as características únicas de cada jogador, assim como a experiência e o poder de fogo concentrado em cada um dos nossos avançados:

- Gutierrez, 30 anos (38j/19g)
- Slimani, 27 anos (33j/15g)
- Montero, 27 anos (38j/15g)

Desonestidade = José Mourinho

"Ora, este ano, o FC Porto pagou 20 milhões de euros pelo Imbula e deu um salário incrível ao Casillas. O Sporting está a pagar milhões a treinadores e jogadores."


Uma frase digna de um qualquer adepto de bancada e com um nível de desonestidade só ao alcance de alguém que ultimamente debita muita porcaria da boca para fora.

Pegar nos muitos milhões que se dão a Casillas por um contrato milionário em Portugal aos 34 anos de idade, adicionando-lhe os 20M€ de Imbula, e comparar estes valores record com os valores despendidos pelo Sporting na presente época roça o ridículo, algo que nos últimos tempos é cada vez mais frequente em Mourinho.

Só a contratação do francês ultrapassa, e por larga margem, todo o investimento que o Sporting fez em Jesus e os 6 reforços até agora contratados (Jug, Ruiz, João Pereira, Naldo, Ciani e Gutierrez.

O arrogante que em tempos foi responsável pelo tristemente célebre episódio retratado na imagem ao lado, devia fazer algo que todos agradeceríamos e que era simplesmente esquecer-se que o Sporting existe dedicando todos o seu amor às duas nádegas bafientas.

SL
José

sábado, julho 18, 2015

Ciani é o novo central leonino

Lion King

sexta-feira, julho 17, 2015

Naldo (ex-Udinese), assina por 4 anos

Chegou hoje ao Sporting mais um reforço, para o centro da defesa. A cláusula de rescisão de Naldo ficou definida em 45 milhões de euros.

Lion King

A caminho da Champions

Rolaram hoje as bolas em Nyon, referentes ao sorteio da 3ª pré-eliminatória de acesso à Champions, eliminatória na qual o Sporting ainda não participa, mas que é decisiva para saber se o Sporting assume o estatuto de cabeça-de-série para o play-off.

Apenas um lugar nos separa desse estatuto e que nos permitirá evitar defrontar clubes como o Manchester United, Valencia ou Leverkusen.
Mas para que tal seja uma realidade, Ajax ou Shakhtar, os outros dois cabeças-de-série no play-off, terão de ser eliminados nesta ronda que tem os seguintes jogos:

Panathinaikos (GRE) - Club Brugge (BEL)
Young Boys (SUI) - AS Mónaco (FRA)
CSKA Moscovo (RUS) - Sparta Praga (CHE)
Rapid Viena (AUS) - Ajax (HOL)
Fenerbahçe (TUR) - Shakhtar Donetsk (UCR)

Dá para perceber que o sorteio foi favorável ao Ajax, que enfrenta o Rapid Viena, enquanto ao Shakhtar, calhou em sorte, provavelmente o adversário mais difícil dos que estavam no pote dos não cabeça-de-série desta ronda, os turcos do Fenerbahçe.

O Fenerbahçe tem estado muito activo no mercado e aposta muito forte na reconquista do título turco. É agora treinado pelo nosso bem conhecido Vítor Pereira e fez contratações de peso para a presente época com destaque para Nani e Van Persie, (ambos ex-Man Utd) aos quais se juntam a Fabiano, Abdoulaye e Souza (todos ex-FCP).
O plantel do Fenerbahçe já não era fraco, pois dele constavam já Demirel, Kjaer, Bruno Alves, Topal, Raúl Meireles, Diego, Moussa Sow, Fernandão e Emenike.

Neste confronto se começará a definir a sorte do Sporting e uma possível presença na Champions.

Não será fácil, chegar lá, mas como cabeças-de-série no play-off julgo que a tarefa estará mais ao alcance do Sporting.

SL
José

quinta-feira, julho 16, 2015

A foto do dia + Rui Pedro Braz, escusavas de ser tão lambe botas...

A foto do dia é mesmo esta :)



Entretanto:
 



Sobre Rui Pedro Braz:

Não faltam nos diversos canais televisivos, exemplos de lampiões que imediatamente nos fazem mudar de canal, como por exemplo Rui Gomes da Silva ou Pedro Guerra, mas estão enquadrados nos programas em que marcam presença e muitas vezes os representantes dos outros clubes, ou convidados, não lhe ficam atrás na peixeirada.

Pena tenho que um programa como o Mais Transferências da TVI24, que nos tem trazido a informação de forma clara e na hora, tenha num dos seus apresentadores, o Rui Pedro Braz, alguém que parece sempre soar a porta-voz dos interesses encarnados, seja qual for o tema.

A pérola de hoje foi a suposta venda de Talisca, jogador que segundo RPB: "não conta para Rui Vitória" (a sério????), ou "nunca se assumiu numa posição, nem como médio nem como avançado. Só numa fase inicial a jogar como segundo ponta-de-lança, na companhia de Lima é que brilhou, lá está, Lima é um jogador capaz de fazer catapultar qualquer jogador" (a notícia anterior a esta era a da renovação do contrato de Lima por mais 2 anos...), terminando com um "não é um jogador que o clube precise".

Um jogador que aos 21 anos aterra em Portugal, depois de jogar o Brasileirão (30j e 8 golos) e que consegue, na sua época de estreia marcar 11 golos em 44 jogos, alguns deles de enorme importância para o título alcançado na última época, é mesmo caso para dizer que não é um jogador que o clube precise...
É que nem vale a pena pensar que 74 jogos consecutivos deixam marcas num jogador, simplesmente não é um jogador que o Benfica precise...

SL
José

terça-feira, julho 14, 2015

Douglas aprentemente garantido e Gutierrez também estará para breve

Quem o noticia é o Mais Transferências, programa da TVI24.

Douglas, central brasileiro de 27 anos do Dinamo de Moscovo, terá já chegado a acordo com o Sporting para as próximas 3 épocas, com mais uma de opção.
O valor da transferência será de 2M€.

Douglas é de facto um amor antigo do Sporting, ainda nos tempos que jogava no Twente.
É um reforço para uma posição essencial após a lesão de Ewerton.
Falta apenas que Douglas confirme que de facto é um central de qualidade e que será uma mais-valia para a defesa leonina.

No mesmo programa garante-se ainda que o colombiano Gutierrez irá mesmo assinar pelo Sporting, agora que parece ter-se encontrado a razão do impasse e que passaria pelo surgimento de um outro empresário que afirmava representar o avançado e que terá informado o Sporting que o negócio só se realizaria caso o clube leonino pagasse mais 700m€.
A situação já terá sido ultrapassada e o jogador estará já em vias de se deslocar para Lisboa com o objectivo de assinar e ser apresentado.

A contratação de Mitroglou parece também estar bem encaminhada segundo o Pedro Sousa.

Do lado das saídas, falou-se que Slimani poderá estar mesmo a caminho de Inglaterra, com um ou mais clubes ingleses a fazerem chegar propostas por valores que poderão convencer a Direcção do Sporting a abrir mão do jogador.

Continua também a falar-se do assédio do Monaco a Adrien, um negócio que me parece ser sempre um erro, tanto para a carreira do jogador como para o Sporting.

Num dia de tão má notícia como a da lesão de William, venha de lá alguma novidade positiva.

SL
José

Tresanda mais uma vez a incompetência da FPF

É oficial, William está fora das opções pelo período de 10 a 12 semanas.

Espero que o Sporting apure bem o que se passou com esta lesão e a razão porque o jogador se apresenta em Alvalade com uma fractura de esforço na tíbia, quando a FPF nega ter conhecimento de qualquer problema.

O jogador apresentou problemas físicos ainda na fase de grupos, no jogo frente à Itália e todos nos recordamos de o ver sair de campo durante 3 minutos para ir ao balneário.
Na altura brincou-se com a situação, que seria uma necessidade fisiológica, tendo a coisa soado a desculpa confusa. William afirmou no final do jogo que: "Fui à casa de banho colocar uma meia elástica. Tive de sair durante dois minutos. Está tudo bem, foi uma pancada só".
Ora isto não teve nada a ver com necessidade fisiológica...

Esta pancada ou outra condicionou certamente o jogador que em vez de ser poupado ou mesmo dispensado de jogar, manteve-se como titular, sendo utilizado em todos os minutos até à final do torneio.

O facto de a FPF só esta madrugada enviar ao Sporting os boletins clínicos revela bem que algo se passou e que foi escondido do clube em relação a William.
William, ele próprio desmente a FPF ao dizer que apresentou queixas ao departamento clínico da FPF.
Não houve qualquer cuidado em preservar o jogador.
A sua utilização agravou o problema quando o descanso era já a cura necessária para o problema físico.

Face a estes factos, espero que o Sporting exija a compensação necessária face á incúria da FPF.

O Sporting terá obrigatoriamente de rever a sal relação com a FPF e passar a acompanhar os seus jogadores bem mais de perto, prevenindo que isto possa voltar a ocorrer.
Estamos apenas a falar de um dos melhores jogadores do Sporting, o seu principal activo de momento, do qual ficaremos privados em fase decisiva como será o início desta época.

Um início de época que já nos tirou 2 titulares antes de qualquer jogo é algo que não estava mesmo nos planos e que condiciona, e de que maneira os nossos objectivos.

Comunicado:

"A Sporting SAD vem, por este meio, exprimir a sua indignação pelo facto de o futebolista William Carvalho ter regressado dos trabalhos da Selecção Sub-21 com um fractura de stress na tíbia sem que tal facto tenha sido comunicado pelo corpo clínico da Selecção Nacional de Sub-21 ou por qualquer um dos seus dirigentes à Direcção Clínica do Sporting Clube de Portugal.

Só ontem, segunda-feira, no regresso de William Carvalho aos treinos, o corpo clínico do Sporting Clube de Portugal identificou um problema com o jogador e, curiosamente, só hoje de madrugada a Federação Portuguesa de Futebol enviou ao Sporting Clube de Portugal os boletins clínicos referentes aos sete jogadores do Sporting que participaram no Campeonato da Europa de Sub-21.

O boletim clínico da Selecção, referente ao jogador William Carvalho, diz que o jogador nunca apresentou qualquer problema físico. O jogador nega e refere que o departamento clinico estava a par das queixas do jogador.

Como resultado, o jogador William Carvalho enfrenta um tempo de paragem entre 10 a 12 semanas.

Então não eram 15M€?

Depois de ter visto esta capa da Bola

 
 Só podemos concluir que a informação que consta do site do L'Équipe está errada...


SL
José

segunda-feira, julho 13, 2015

João Pereira de regresso ao Sporting

João Pereira está a efectuar exames médicos e deverá ser o terceiro reforço leonino para a presente época.

Era uma posição para a qual o Sporting, após saída de Cedric, contava com duas opções, Miguel Lopes e Esgaio. Ambos têm limitações evidentes, sobretudo no aspecto defensivo e certamente não convencem Jorge Jesus.

João Pereira foi jogador que deixou boa imagem em Alvalade (105 jogos e 6 golos), tendo a sua saída ocorrido apenas porque Godinho Lopes precisava de injectar dinheiro no clube para pagar salários...

A sua passagem por Valência também mereceu elogios, tendo sido evidente que os adeptos do clube espanhol nunca perceberam a sua saída para o Hannover, uma decisão de Nuno Espirito Santo.

A passagem por Hannover foi a que menos sucesso teve na carreira de João Pereira, jogando apenas 5 jogos entre Dezembro de 2014, altura em que entrou no clube alemão.

Pelo que mostra em campo, com uma entrega total em todos os lances, acredito que possa rapidamente voltar ao nível que patenteou em Alvalade e Mestalla.

Depois de Bryan Ruiz, mais um trintão que chega a Alvalade, numa clara aposta na experiência.

Uma contratação que me parece ser acertada e necessária.

SL
José

P.S.
Contratação garantida e confirmada em comunicado: "A Sporting Clube de Portugal, Futebol, SAD, informa que chegou a acordo com o atleta João Pereira, para a sua contratação para as duas próximas épocas ficando com uma cláusula de rescisão no valor de 45 milhões de euros."

domingo, julho 12, 2015

Quem manda no Porto actualmente?

Olhando para estas duas últimas épocas e comparando-as com as anteriores três décadas e meia, é caso para dizer que Pinto da Costa deixou de liderar os destinos do Porto e este é gerido em absoluto pela Doyen de Nélio Lucas.

Depois do All In da última época segue-se nova época para aposta das fichas que restam e que resultam das vendas de Danilo e Jackson, os únicos jogadores que poderiam trazer dinheiro fresco aos portistas.

O desespero parece apoderar-se da estrutura azul e branca, habituada a vencer consecutivamente no passado. Confrontada com o despertar de profunda letargia do Sporting e com o recente domínio benfiquista, a única reação que a estrutura portista encontra, passa por desbaratar os recursos financeiros existentes e apostar consecutivamente tudo no mesmo número e numa única cor.

"Pode ser que corra bem" é o desejo portista, mas tal como na última época, tem tudo para correr mal e mais uma vez traduzir-se em milhões de prejuízo, onde nem uma boa performance na Champions evitará o acumular de milhões de prejuízo na conta portista.

Analisando o investimento portista, temos a maior aquisição alguma vez feita por um clube português, pagando ao Marselha 25M€ por Imbula, ilustre desconhecido, acatando claramente a exigência da Doyen e batendo por 6M€ o anterior record de aquisição de um jogador, no caso Hulk (19M€).

A contratação de Casillas roça a pornografia, pois nem precisa de um jogador destes (Helton será inferior? Duvido, além de terem neste momento 5 guarda-redes!), nem o ordenado deste jogador se coaduna com o campeonato português (poderá custar 6.5M€/ano!!!).

Pelo meio a "penhora" do passe de Herrera no passado mês de Fevereiro junto da For Cool Co Ltd para obtenção de um financiamento de 5M€ ou a "venda" à pressa de Jackson para que as contas anuais não sejam tão negras como o são na realidade e o espectro do fair-play financeiro não paire para o lado da Antas.
Basta olhar para as curiosas palavras do presidente do Atl. Madrid sobre Jackson para perceber que esta transferência tem tudo menos transparência no processo...

Tudo isto soa a perfeita loucura, mas com a loucura dos outros podemos nós bem e não duvido que mais uma época em branco apenas sirva para fazer inchar a bolha a caminho de rebentar e toda trampa portista ficar exposta de maneira que dificilmente teremos um clube candidato ao título nos próximos anos.

Em Alvalade o caminho faz-se firme e seguro para confusão dos jornalistas manhosos e dos nossos adversários.
As contratações são feitas dentro dos limites que se conhecem e os nomes que vão surgindo dão garantias de o clube surgir mais forte em 2015/16.

Não tenho dúvidas que os adeptos lampiões e tripeiros gostariam de ter uma gestão idêntica, mas isso não será possível enquanto tiverem mafiosos à frente do clube.

SL
José

sábado, julho 11, 2015

Equipa A vence equipa B por 3-0

Efectuou-se hoje o primeiro jogo-treino desta pré-temporada entre as equipas A e B do Sporting, tendo a equipa A vencido por 3-0 com golos de Wallyson, Montero e Slimani. Os golos apareceram apenas na segunda parte, tendo a equipa B criado situações de golo também.
Penso que o destaque deverá ir para o Wallyson pelo golo marcado, mostrando a Jorge Jesus que quer "marcar posição" tendo em vista a sua integração na nossa equipa A, depois de uma época onde se destacou na equipa B.

Lion King

sexta-feira, julho 10, 2015

Situações por resolver no plantel

À medida que no horizonte já se vislumbra o primeiro jogo oficial frente ao velho rival, para disputa da Supertaça, aumenta ao mesmo tempo a ansiedade por ver o nosso clube regressar à actividade e perceber o que muda de Marco Silva para Jorge Jesus.

Enquanto esse dia não chega, vamos aguardando por novidades sobre os necessários reforços que precisamos de ver chegar para resolver alguns problemas em determinados sectores do nosso plantel.

Defesa:
No centro da defesa, Ewerton deixou de ser opção para os próximos 3 meses, situação preocupante e que nos deixa apenas com 2 opções credíveis para o lugar de central (Tobias e Oliveira).
É imperioso contratar o tal central experiente e que entre na equipa de caras.
Já o era na época passada e pagámos caro em alguns jogos por não termos contratado um nome de peso para o centro da defesa.
Douglas parece-me ser um nome de peso e com qualidade para esse lugar.
Voltar a entrar em competição com uma defesa pouco segura, como fizemos na última época, será meio caminho andado para hipotecar as nossas hipóteses de conquistar o título.
Sarr, aparentemente descartado neste início de época, volta a entrar nas contas após a lesão contraída por Ewerton...e isso não é necessariamente uma boa notícia.

Nas alas temos Jefferson e Miguel Lopes como principais candidatos a assumir a titularidade.
Jonathan e Esgaio serão as alternativas mas francamente continuam a não convencer-me que sejam opções credíveis para titulares, seja por falta de experiência ou falta de combatividade, explosão, etc.
Ficaria mais descansado se pudéssemos contar com outras opções, como por exemplo o regresso de Insua.

Meio campo:
As mexidas foram mínimas e apenas uma saída, a de Nani que é compensada com as entradas de Bryan Ruiz e Labyad.
Gelson, Wallyson e a surpresa Palhinha, são as novas caras vindas da B e prometem intrometer-se na luta com os habituais titulares.
Diria que para este sector as contas estão fechadas...a menos que alguém bata a cláusula de William (esperemos que não) ou que Carrillo se mantenha irredutível em não renovar.

Ataque:
A azáfama tem sido grande na procura de mais soluções para este sector. Aparentemente continuamos a contar com Slimani e Montero enquanto Tanaka dificilmente se manterá no plantel.
Nomes perfilam-se e com muita qualidade como Gutiérrez.
Já Mitroglou, parece um bocadinho mais de silly season, mas...

Parece-me que estamos claramente a montar um plantel muito competitivo e com grande qualidade para atacar todas as frentes e que saberá responder ao exigente início de época, algo que há muito não víamos em Alvalade.

Esta política do Sporting gera preocupações nos nossos adversários, sobretudo nos lampiões, onde o exemplo recente foram as declarações de Domingos Soares Oliveira sobre o fair-play financeiro. E isto não pode deixar de nos fazer sorrir, pois essas preocupações vêm de um clube onde passou a ser comum assistir a negócios que mais não são que pura lavagem de dinheiro como a que hoje aconteceu com um tal de Cavaleiro...
A foto abaixo tem dois ilustres exemplos dessa lavagem, faltando apenas um tal de Lim para se fechar o triângulo das Bermudas orquestrado pelo Mendes, por onde os milhões escoam e desaparecem sem rasto.


SL
José

quinta-feira, julho 09, 2015

Grande notícia

O Sporting anunciou a renovação de contrato com o muito promissor andebolista Francisco Tavares. Trata-se de um jogador que foi campeão nacional de júniores e sagrou-se o melhor marcador desse mesmo campeonato. É um ponta-direita que mais tarde ou mais cedo acredito que vai "explodir" pelas excelentes características que possui, o problema dele em termos da nossa equipa sénior no que concerne à titularidade é o facto do lugar estar ocupado por um jogador de top como é o Pedro Portela.

Excelente notícia!


Lion King

quarta-feira, julho 08, 2015

1º reforço vem da Costa Rica

O Sporting anunciou esta noite a contratação de Bryan Ruiz.
Num curto comunicado, informa o Sporting que chegou a acordo com o Fulham para contratar o internacional costa-riquenho de 29 anos, por 3 épocas.

 Ruiz está já perto de completar os 30 anos mas ainda hoje continua a demonstrar um talento fantástico, constituindo-se sem dúvida no primeiro grande reforço para 2015/16.

Desde 2008/09, época em que se estreou no campeonato belga com o Gent, Bryan Ruiz acumulou já 257 jogos em 7 épocas, entre campeonato belga, holandês e inglês.

A época em que apresenta menos jogos realizados (2012/13), terminou mesmo assim com 28 jogos disputados.

Em matéria de golos, mesmo não sendo ponta de lança, gosta de fazer o gosto ao pé, tendo marcado por todos os clubes por onde passou, somando 14 na Bélgica + 50 na Holanda + 13 na Inglaterra, num total de 77 golos.

Esperemos que mantenha a veia goleadora e seja presença assídua no futuro onze do Sporting.

A contratação tem apenas um grande senão que é o facto de a sua apresentação poder vir a ocorrer apenas no início de Agosto caso a Costa Rica se qualifique para a final da Gold Cup.

SL
José

domingo, julho 05, 2015

Início de época a abrir!

Ao contrário das duas últimas épocas, onde o "computador" ditou a repetição quase integral dos jogos de 2013/14 para 2014/15, para a presente época, apenas o jogo final com o Braga se repete na mesma jornada.

O início de época faz-se com a disputa da supertaça no Algarve frente aos nossos velhos rivais, previsivelmente a 8 de Agosto.

Uma semana depois damos o pontapé de saída no campeonato, em Aveiro e contra o Tondela.

Parecem-me ambos os jogos, perfeitos para encher os estádios e dar início à onda verde por esse país fora.

A meio da semana seguinte (18 ou 19/08), jogamos a 1ª mão do play-off de acesso à Champions.

No fim-de-semana seguinte (2ª jornada), recebemos o Paços num estádio que se espera cheio, antes de jogarmos novamente a meio da semana a 2ª mão do play-off, que se espera também possa ser vitorioso e nos leve a repetir a presença na principal competição europeia de clubes.

De seguida dupla deslocação a Coimbra e Vila do Conde.

Um começo de época que vai ser sem dúvida empolgante para todos os sportinguistas, tal como foi o final da época passada e tal como tem sido este defeso.
Há muito que não se sentia este fervilhar de emoções em Alvalade!

Até à 8ª jornada, altura em que visitaremos o galinheiro, temos um calendário que tem de ser 100% vitorioso.
O final de época promete ser escaldante com visita ao Dragão e a Braga.


Algumas soltas:

- Teo Gutiérrez e Bryan Ruiz devem estar a caminho do Sporting
Um jogador que senta Jackson Martinez no banco da selecção colombiana, parece-me ser desde já um bom cartão de visita. Vamos ver se o Sporting consegue garantir o colombiano.
A chegada de Gutiérrez só poderá significar a dispensa de Tanaka.
Bryan Ruiz dispensa apresentações, dotado de um pé esquerdo fantástico, é um jogador que será uma mais-valia no futuro plantel.
Excelentes contratações a confirmarem-se.

- Quaresma vai ser dispensado pelo Porto
Aquele balneário deve já estar com um excelente ambiente. Seria interessante ver a comunicação social explorar este tema, mas já se sabe que isso é algo que não vai acontecer...
Não deixa de ser interessante ver um treinador que andou a meter os pés pelas mãos a época inteira, livrar-se de dois jogadores que passam por ser os bodes expiatórios da sua incompetência (Quaresma e Fabiano).

- Jornal O Jogo deste Domingo: "Dragões continuam de olho no mercado dos pontas de lança, mas recusam loucuras".
O jornal oficial tripeiro não tem uma única palavra sobre a saída de Quaresma, assunto certamente demasiado sensível, mas brinda-nos com um fantástico recusar de loucuras por parte dos tripeiros na ida ao mercado, isto depois de terem contratado um jogador por 25.000.000,00€...

SL
José

quinta-feira, julho 02, 2015

Preocupante

Em entrevista dada esta noite à TVI, Bruno de Carvalho referiu que a análise ao plantel ainda está por fazer, sendo que só quando Jorge Jesus definir os jogadores com quem vai ficar no plantel é que o Sporting poderá avançar para as contratações de algumas posições eventualmente carenciadas. Tendo em conta que dentro de pouco mais de um mês entraremos em competição na Supertaça, como é que se vai fazer este trabalho e ainda preparar a equipa para a época onde temos ambições da conquista de todas as competições em que entraremos? Não deveria este trabalho de análise ter sido feito durante o mês de Junho?

Lion King

quarta-feira, julho 01, 2015

No 109º aniversário, mais uma enorme distinção para a Formação do Sporting

Sem surpresa, William foi considerado o melhor jogador do recente Europeu de sub-21.

Antes de se iniciar o torneio já muitos de nós nos perguntávamos sobre a razão pela qual William era convocado para esta competição quando sabemos que tem qualidade mais que suficiente para ser titular de caras na equipa principal.

Aparentemente Fernando Santos não concorda e prefere continuar a dar minutos a jogadores que há muito ultrapassaram os 30 anos...

Outros jogadores brilharam na seleção portuguesa, com destaque para Bernardo Silva e José Sá mas William é de facto um jogador com uma qualidade e regularidade exibicional como pouco se vê.

Os números de William falam por si: 480 minutos jogador (máximo do torneio ex aequo), 394 tentativas de passe (máximo do torneio), 349 passes completos (máximo do torneio).

Destaque ainda para o facto de no melhor 11 do torneio, surgirem 5 jogadores portugueses.

Uma distinção inteiramente justa para William em dia de aniversário do grande Sporting, o que só abrilhanta ainda mais esta bela data, que teve festa ao final da tarde em Alvalade com a apresentação de Jesus e que tem continuação noite dentro com a Gala no Coliseu.

SL
José