"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sábado, outubro 31, 2009

Tudo a ganhar


Com os resultados já conhecidos dos jogos dos nossos mais directos adversários, ressalta a ideia de que poderemos recuperar pontos a Porto e Benfica e manter a distância para um Braga a fazer uma campanha de alto nível. Para isso, teremos que vencer amanhã o Marítimo, em jogo a realizar no Estádio de Alvalade, onde se espera uma afluência significativa de sportinguistas visto ser o jogo dos sócios.


A lista de convocados é a seguinte:

Guarda-redes: Rui Patrício, Tiago e Ricardo Batista.
Defesas: Daniel Carriço, Pedro Silva, Tonel, Grimi, André Marques e Abel.
Médios: Adrien Silva, Vukcevic, Matías Fernandez, Angulo, Miguel Veloso, Pereirinha e João Moutinho.
Avançados: Carlos Saleiro, Caicedo, Hélder Postiga e Liedson.


Lion King

APOIAR sempre!!!!!!!!!!!

Há algum tempo que ando afastado dos blogs e das discussões sobre o momento actual do Sporting, por isso não vos vou roubar muito tempo, já que apenas quero enfatizar isto que me parece muito importante:

"A Associação Juventude Leonina demarca-se oficialmente de qualquer manifestação ou actos que possam vir a ocorrer no próximo domingo, no Estádio José Alvalade, conforme já foi tornado público e noticiado por alguma comunicação social"

"A AAS não faz manifestações de bancada. Recebemos duas mensagens de origens distintas, mas sem conseguirmos identificar a proveniência, pedindo o nosso apoio para essas acções de protesto. Discordamos dessas atitudes, porque é um cocktail que tem tudo para se entornar e até prejudicar a imagem do clube e as relações entre os próprios sócios"


É isto que alguns sportinguistas incendiários devem ler com muita atenção. Eu que joguei no Sporting nas camadas jovens sei bem a importância que tem para os jogadores o apoio dos sócios. Se alguns preferem continuar a olhar para o seu umbigo e para os seus ódios de estimação, em vez de quererem apoiar o clube, então também eu digo que esses ESTÃO A MAIS!

Via VERDE

sexta-feira, outubro 30, 2009

Queremos que o Sporting seja um grande Clube...



"Queremos que este Clube seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa.", foi a frase proferida por José Alvalade, neto do Visconde de Alvalade, que serve como bandeira de força do clube, espelhando este desejo de grandeza do Sporting Clube de Portugal, pouco antes da fundação do clube, no já longínquo ano de 1906!



Estarão os atletas e treinadores dispostos a lutar pelo sucesso do Sporting Clube de Portugal ?

Estarão os dirigentes e demais funcionários do clube dispostos a lutar pelo sucesso do Sporting Clube de Portugal ?

Estarão os sócios, adeptos e simpatizantes dispostos a lutar pelo sucesso do Sporting Clube de Portugal ?



Estaremos todos, dispostos a lutar pelo sucesso do Sporting Clube de Portugal, correspondendo às firmes e grandiosas intenções de quem fez nascer este Clube ?




No próximo domingo, o Sporting recebe o Marítimo para o Campeonato, num jogo dedicado aos sócios, portanto seria bonito que a grande massa humana sportinguista mostrasse qual é a verdadeira força deste clube, comparecendo e apoiando o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL em busca da vitória !

Temos que ser nós todos, os que sentimos a causa verde-e-branca, a dar continuidade ao sonho proferido em 1906... que o Sporting seja o maior dos maiores !!!

Lion King

Entrevista de JEB TVI24

















• • • – – – • • •


SL

Miguel Damas

quinta-feira, outubro 29, 2009

Paulo Bento - VÍTIMA ou RÉU?



JG

quarta-feira, outubro 28, 2009

O ultimo que apague a luz......














Até quando? Definhamos , debatemo-nos mas a pergunta que devia ser feita é.....Até quando?
Fala-se de ovos e omoletes. Mas fio de jogo e trabalho? Acredito que haja jogadores que com outro treinador e outros directores nunca teriam vindo para o SCP. Que nunca teriam renovado.

Mas no Sporting premeia-se a mediocridade. A fasquia é minima e a exigencia é zero.
Basta olhar para a tabela classificativa. Nem é preciso alongar-me muito mais. Deixo à vossa consideração.

O certo é que estamos no fundo e que cada vez que achamos que batemos lá ,conseguimos resvalar para mais baixo ainda.

Ontem mais 90 minutos de nada. Onde estiveram os tais 30 minutos de Riga que seriam potenciados? Foram mais 90 minutos do mesmo menu que nos é apresentado pelo grande chefe de cozinha PB já faz 2 anos e quase meio

Perito em omoletas mas faz apenas ovos (pouco) mexidos.

Só tenho uma pergunta para vocês três. Ainda ai estão?

SL

Miguel Damas

PS-De cada vez que há um resultado negativo , dá ideia que o culpado sou eu ou quem ainda luta contra esta mediocridade. Escudados no anonimato tentam me atingir com frases ocas e vazias. Se nem coragem têm para dar a cara contra mim que pode o Sporting esperar de vocês?
Passem bem.

Sustentar o insustentável

No dia em que a imprensa desportiva dá relevo a esta frase de Paulo Bento...

"há mais gente que deve assumir responsabilidades"

... deixo esta notícia, a mero título de curiosidade. Para bom entendedor...

Por muito que eu mantenha inteira confiança no presidente que apoiei - e continuo a apoiar - creio ter chegado o momento inevitável de Bettencourt dar um murro na mesa e tentar que os males que assolam e causam evidentes estragos na nossa casa sejam minimizados, ou mesmo erradicados.

Sustentar o insustentável costuma dar mau resultado.


Leonino

terça-feira, outubro 27, 2009

Quando não se sabe gerir preciosas vantagens...



V. Guimarães, 1- Sporting, 1

Estádio Dom Afonso Henriques
Arbitragem: Olegário Benquerença

V. Guimarães: Nilson; Alex, Moreno, Lazzaretti e Andrezinho, João Alves, Flávio Meireles e Nuno Assis; Targino, Douglas e Desmarets.

Suplentes: Serguinho, Custódio, Roberto, Rui Miguel, Milhazes, Jorge Gonçalves e Marquinho.

Sporting: Rui Patrício; Abel, Tonel, Daniel Carriço e Grimi; João Moutinho, Miguel Veloso e Vukcevic; Caicedo, Matías Fernandez e Liedson.

Suplentes: Tiago, Pedro Silva, Adrian, Pereirinha, Angulo, Hélder Postiga e Saleiro

Golos: Rui Miguel (90+2); Matías Fernandez (82)


Leonino

Sem ovos não há omeletas!

Está na cara de todos nós que estamos muito atrás técnica e mentalmente dos nossos principais adversários.

Se bem que acho que o Braga este ano vai mesmo entrar na corrida para o título o Nacional também vai ter uma palavra a dizer neste campo.

Nem vou falar nas enchentes dos nossos vizinhos da segunda circular que crescem semanalmente, o Braga vai pelo mesmo caminho, já se vê vários Autocarros a acompanhar a equipa em força isto porquê? as equipas dão espectáculo, jogam á bola e marcam golos, golos e mais golos, agora pergunto eu, porque é que "a malta vai á bola"? para ver golos, claro! ora se a equipa não marca golos o "people" não vai lá, se não vai lá não há receitas se não há receitas não á "pasta" para novos jogadores que tenham qualidade para marcar golos e empolgar os adeptos, sem golos o pessoal não vai lá e...........bla, bla, bla.


Eu infelizmente sinto-me cada vez mais afastado da equipa, dou por mim a ver os jogos na TV e só criticar, penso que a culpa não é minha pois não vejo qualidade nenhuma, enerva-me ver tantos passes falhados, jogadores sem linhas de passe e a equipa parada sem nada fazer, enfim um enorme role que coisas que me fazem não ir ao Estádio desde o jogo de apresentação.

Se a equipa puxa-se por mim não era os 200 e poucos quilómetros de distância que me detinham.

Eu quero lá estar agora façam por me levar lá, comecem já hoje, joguem á bola!!!!!!

The Best One

segunda-feira, outubro 26, 2009

Paulo Bento resistente?




















Resistentes somos nós "caro" presidente!!! Com tanta mediocridade vigente no clube. Resistentes somos nós em aturar isto e continuar a viver com paixão o clube.
Realmente os cancros são resistentes.......

SL

Miguel Damas

domingo, outubro 25, 2009

Andebol----Sporting CP - 21-20 CF "Os Belenenses" em imagens




































SL

Miguel Damas

PS- Nota triste para o falecimento do atleta da Ovarense Kevin Widemond vitima aparentemente de uma paragem cardiaca.
À familia e ao clube as maiores condolencias.
Paz à sua alma.

E foste tu capitão de abril........


Caro Tenente-Coronel Vasco Lourenço. As suas palavras , na edição de ontem do jornal Record , foram mais uma vez de um cinismo e de uma falsidade tremenda. Diz o caro senhor que o Sporting é um clube que devia ser exemplo ao país por ouvir as minorias e por com elas trabalhar em conjunto.... Que coisa mais idiota e falsa. Na sua ansia de agradar o status quo , esqueceu-se ou fez-se esqueçer as palavras estúpidas e desprovidas de democracia que vossa excelencia proferiu na mesma assembleia? Ou não foi o senhor que mandou calar as minorias silenciosas ou as minorias de bloqueio? Num grande discurso inflamado?

Graças a deus que o senhor não fez o mesmo que nestas eleições a 25 de abril de 1974. Ainda bem que a 3 dias da revolução não mudou de campo como o fez nestas eleições. Ainda bem que foi em frente para dar voz a uma maioria silenciosa.

Caro Vasco , realmente não se fez uma revolução para isto. Para cinismo , despotismo e compadrio. Mas já estamos habituados que no futebol o que hoje é verdade é amanhã mentira.
Era mais facil ser conselheiro leonino pela lista vencedora não era?
É assim que se gravita à volta de um clube. Em bicos de pés ou não fosse o senhor muito pequeno.

SL

Miguel Damas

sábado, outubro 24, 2009

Futsal: Benfica-Sporting



Benfica-Sporting

Hoje, na Luz, jogo em atraso da 3ª jornada da Liga Futsagres - RTP2, às 17h.


Faço aqui votos para que os nossos jogadores possam dar ao nosso Presidente uma das melhores prendas que um sportinguista pode ter: uma vitória sobre o eterno rival... e na casa deste!

ACTUALIZAÇÃO:

Resultado final: 2-2



Leonino

Para desanuviar...se possível!

Manual do Dirigente Desportivo Português (Breve Introdução ao Xico-Espertismo Lusitano)

O que hoje é verdade...Hoje em dia, no mundo globalizado em que vivemos, existem poucas coisas a que se possam chamar genuinamente portuguesas. No fundo, resumem-se as coisas realmente portuguesas ao fado, aos bigodes farfalhudos, à unha grande do dedo mindinho, ao desenrascanço e...intimamente ligado a este último...ao xico-espertismo.

E é deste último símbolo nacional de que vos falamos neste manual, nomeadamente na sua aplicação no meio em que aparentemente este é mais necessário, mais utilizado e se encontra num estado evolutivo mais avançado. Não falamos do meio político, nem sequer no meio jornalístico, mas antes nesse grande harém de xico-espertismo a que se costuma apelidar de dirigismo desportivo.

A complexidade e variedade de estilos de utilização do xico-espertismo no nosso país, nomeadamente no que respeita a este campo específico, é surpreendente, fazendo com que os restantes países europeus e até mundiais nos utilizem como exemplo a copiar, para formar xico-espertos europeus de uma qualidade quase aproximada à portuguesa. Exercícios anteriores com aprendizes de xico-espertos em França (Tapie) e, mais recentemente, em Itália, provaram existirem pela Europa fora alguns bons exemplos de exportação de xico-espertismo, embora sem atingirem um nível de um Loureiro, de um Costa, de um Vieira, de um Machado ou mesmo de um qualquer Fiúza.

No entanto, e para facilitar uma primeira abordagem aos métodos e técnicas de xico-espertismo mais comuns, segue-se uma pequena lista dos mesmos:

i) Manter por perto meia dúzia de jornalistas "amigos" que possam sempre transmitir e interpretar as suas declarações do modo que lhe dê mais jeito;
ii) Possuir um cão-de-fila, um nº2 competente e discreto, capaz de fazer o trabalho sujo sem que você possa ser directamente envolvido no mesmo;
iii) Falar amiúde de "forças ocultas" que têm como objectivo apenas afastá-lo do cargo, denegrir a sua imagem e/ou prejudicar o seu trabalho. O motivo principal para tal deverá ser atribuído à inveja que têm de si;
iv) Marcar conferências de imprensa/declarações públicas/entrevistas para as 20:05, de preferência com um grupo de apoiantes que possam bater palmas em directo de vez em quando; v) Ameaçar a demissão/saída do cargo pelo menos uma vez de 3 em 3 meses e, após uma comissão de apoio que o "convença" à continuidade, apesar de muito contrariado, devido ao seu espírito de missão;
vi) Praticar com frequência a entrada em directo, seja via telefone, seja mesmo em estúdio, nos programas em que se fale do seu nome, do seu clube/associação, ameaçando com processos, queixas-crime etc;
vii) "Dominar” do modo mais errado possível a língua portuguesa, de modo a que o povo acredite que você é “um dos seus”;
viii) Estudar as obras de La Palisse, e aplicar os seus princípios e com a maior frequência possível;
ix) Frequentar o curso: "Manobras de bastidores e jogo de cintura" do Professor Doutor Portas de Azevedo; acompanhado do mestrado "A arte do diz que disse" do Doutor Falácia da Costa;
x) Ler uma vez por mês o livro “Grande manual de desculpas para justificar maus resultados";
xi) Incentivar o prosseguimento dos estudos dos membros mais jovens da sua família (filhos, sobrinhos, enteados etc), de modo a que possam mais tarde estar em condições de serem eleitos para cargos de decisão nos mais diversos organismos, nos quais tomarão diversas decisões "imparciais";
xii) Consolidar as suas ligações ao mundo da prostituição e outros negócios afins, de modo a assim poder satisfazer os desejos dos seus “amigos” mais próximos;
xiii) Possuir uma numerosa Guarda Pretoriana, de preferência composta por membros das claques do clube, para o defender dos inimigos e pressionar os seus “amigos” mais indecisos;
xiv) Repetir 20 vezes de manhã e mais 30 à tarde, a oração que Jesus Cristo ensinou aos Calisteus "O que hoje é verdade, amanhã é mentira", e ao almoço mais 40 vezes a actualização introduzida pelo Diácono Pimenta Machado "O que hoje é verdade, hoje é mentira";
xv) Ser devoto de Fátima;
xvi) Conhecer os melhores e mais recônditos restaurantes para "negociar" com os "amigos";
xvii) Tratar indistintamente toda a gente por "Doutor";
xviii) Decorar as palavras cabala, vergonha, escândalo, roubo e vilipendiar, e tentar utilizar pelo menos uma em cada frase proferida em público;
xix) Soltar, pelo menos uma vez de quinze em quinze dias, uma declaração provocadora para os seus inimigos, que provoque reacções imediatas e violentas, que lhe permitam fazer de vitima;
xx) Mentir com um sorriso nos lábios.


Esperamos que aproveite este pequeno manual para singrar no difícil mundo do dirigismo desportivo nacional, enchendo a sua vitrina de títulos e a sua conta bancária de euros.

Nelson Santos

sexta-feira, outubro 23, 2009

Vais voltar a rugir Leãozinho!

O atleta João Pedro ( Infantil do Hóquei em Patins ) foi vitima de um grave acidente no passado Domingo.


Veja a foto: http://www.sportingapoio.com/noticias/forca-joao-pedro-estamos-contigo/

Veja a mensagem do Drº Gilberto Dias Borges: http://escolaresscp.blogspot.com/2009/10/joao-pedro-regista-melhorias.html



Tudo o que nos possa dividir – é nada – comparado com a luta travada por este menino.

Vais superar esta prova com total distinção. E um dia vou ter o grato prazer de assistir à tua estreia na equipa sénior do Sporting Clube de Portugal.

O meu voto de melhoras para ti e um forte abraço de solidariedade para a tua família.



Verde CDV

Coisas do Além

Pela primeira vez em muitos anos, estou sem palavras. Não quero falar sobre isso, respondo, quando algum companheiro de paixão leonina tenta iniciar uma conversa sobre o que se passa no clube. Sinto-me em estado catatónico. Vou ao estádio já com medo do resultado, fico incrédula com os disparates que acontecem dentro de campo.
Como é possível que tenham desaprendido a jogar? Não pode ser só culpa do Paulo Bento e das suas fórmulas mágicas que já todos sabemos não darem resultado.

Cá para mim há bonecos de voodoo com alfinetes espetados no rabo nalguma cave de Lisboa. Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay.


Gia

Boas notícias para os nossos cofres

Uma boa notícia para os cofres do nosso clube.

A ver se é desta que finalmente a edilidade lisboeta assume apoio idêntico para os clubes da capital, e pese embora António Costa até ser benfiquista, não distingue entre filhos e enteados.

Quanto ao pavilhão prometido pelo nosso presidente José Eduardo Bettencourt, parece que será uma promessa que estará cumprida num futuro muito próximo, indispensável para o reavivar da chama leonina de sócios e adeptos pelas modalidades ditas amadoras, e que no passado tantas alegrias nos deram.

Leonino

quinta-feira, outubro 22, 2009

Mais perto do apuramento


Com esta vitória alcançada na Letónia, ficamos com as portas do apuramento escancaradas, o que poderá possibilitar à nossa equipa alcançá-lo já no próximo encontro frente a este Ventspils, em Alvalade. Quanto mais cedo o conseguirmos, melhor poderemos encarar as competições a nível interno, daí ser necessário entrar para ganhar na próxima ronda da Liga Europa!

Quanto ao jogo de hoje, entramos bem, para ganhar, mas a partir desse início fulgurante repetiu-se um adormecimento que só o grande remate de João Moutinho despertou para um resultado vitorioso. Espera-se que a equipa aprenda com a fase menos boa que teve no encontro, pois é mais difícil andar não poucas vezes a correr atrás do prejuízo...


Liga Europa (3ª jornada)

Ventspils: Kolinko; Chirkin, Mihadjuks, Zamperini, Ndeki e Hodel; Kosmacovs (Zigajevs, 65); Butriks (Visnakovs, 53), Laizans (Astafjevs, 83), Tigirlas e Gauracs.
Treinador: Nuzio Zavettieri

Sporting: Rui Patrício; Abel, Tonel, Carriço, Grimi; Miguel Veloso, Moutinho, Vukcevic (Pereirinha, 61) Matias (Angulo, 79), Liedson e Caicedo (Postiga, 71).
Treinador: Paulo Bento

Marcador: 0-1 por Miguel Veloso (5); 1-1 por Laizans (63, g.p.); 1-2 por Moutinho (85)


Lion King

Cultura de exigência
























«O objectivo é principalmente o jogo de amanhã. Vamos fazer jogo a jogo, mas para mim e para toda a equipa a ambição é chegar à final».

«Estamos com um espírito positivo, ganhador, como em todos os outros jogos. Viemos aqui para conseguir a vitória».

Rui Patricío ( A Bola )



Links para o jogo Ventspils vs Sporting:

- http://www.myp2p.eu/broadcast.php?matchid=51036&part=sports

- http://www.livepttv.de.tl/PROGRAMACAO-DESPORTO.htm

- http://livetv.ru/es/eventinfo/31625/

- http://tvgente.com/

- http://www.tvchannelsfree.com/watch/6679/FK-Ventspils-vs-Sporting-Clube-de-Portugal.html


Lista de 20 convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício, Tiago e Ricardo Baptista.

Defesas: Abel, Tonel, Daniel Carriço, Nuno Reis, Pedro Silva, Leandro Grimi e André Marques.

Médios: Miguel Veloso, João Moutinho, Angel Angulo, Simon Vukcevic, Matias Fernandez e Bruno Pereirinha.

Avançados: Liedson, Hélder Postiga, Felipe Caicedo e Carlos Saleiro.



Verde CDV

O senado Leonino....



Olhando de fora para dentro. As lutas pelo protagonismo não faltam. Apesar de muitos acusarem os adeptos que escrevem por esses blogues fora de ruído principal , esses não passam de ondas curtas comparados com os senadores que pululam e gravitam à anos no clube do leão , saltando de pouso em pouso na ansia de alcançar o topo.

Talvez JEB seja consensual para o grande publico. Em privado os senadores inquinam o ambiente com pura inveja por tamanha vitoria alcançada por alguem que nada apresentou que não o seu carisma.

Terá JEB carisma? Diz quem o conheçe de perto que é uma pessoa exigente e com atitude vencedora. Olhando para certas atitudes e discurso vê-se neste momento uma pessoa só , que têm falhado mensagens e em parte dividindo aquilo que pretendia unir , a Nação Leonina.

Apesar do seu carisma , JEB não é profeta. Não tem Sportinguismo para ensinar. O que têm é dotar o clube de processos de exigencia e excelencia que nos permitam almejar o patamar das vitorias sucessivas ou sistematicas. Este Sporting vive de soluços , contentando-se com pouco apenas e só porque sim.

Temos tropa. Têm faltado é estratégia. Falta-nos atravessar o Rubicão. Mas para isso é preciso um lider forte que não se perca em fait-divers e que se concentre no importante. O Sporting Clube de Portugal.
Olho em volta nas assembleias e vou ouvindo aqui e ali. Historias e conversas de autentico senado romano. De A que não gosta de B porque o C favorece o H.
Que somos o que somos porque não podemos ser mais que isto.

Conversas que envergonhariam todos os nossos avós que ajudaram a erguer este grandioso clube. Julgo que há ciclos e ciclos. Estamos no limiar do fim e do começo de outro. Não podemos falhar o proximo ciclo com a ameaça de nos podermos perder irremediavelmente.
Não temos as mesmas armas que os "inimigos" e lutamos contra tribos de preto que não atacam os nossos inimigos à razão que nos atacam a nós.

Teremos que nos sentar todos. De estudar o presente para atacar o futuro. Há ervas daninhas dentro do SCP. Senadores que já nada acrescentam ao clube se não peso morto. No futebol é notorio que se pode trabalhar muito mais mesmo com as poucas armas que temos. Trabalho! Mais trabalho! Pesquisa. Prospecção. Prever e agir.
Há por ai mercados que podem ser explorados. Potenciar a marca é necessario. Mas sem lutas internas.

Quando falo de lutas internas não são as caixas de mensagens de um blogue ou de varios blogues. Há a tendencia em arranjar fantasmas para desviar as verdadeiras razões dos nossos problemas.
A JEB peço que corte a direito. Se quer o meu apoio e o apoio daqueles que ainda são renitentes a sua postura , peço-lhe , deixe-se de recados e smi-ofensas ao povo leonino. Mesmos os criticos sofrem com tudo isto. Mesmo não sendo de Leiria ou dos Açores , aqueles que se deslocam ao Alvalade XXI sofrem e choram por mais e melhor do nosso Sporting.

Deixemos as demagogias de lado. Há muito por trabalhar e urge-se em o fazer o mais depressa possivel. O leão padece de vitorias , e não de soluços e promessas de correcção. Sejamos pro-activos e vamos dotar o SCP de armas para lutar , guerrear e pelejar em qualquer campo deste mundo. Seja qual for a modalidade. A garra leonina têm que estar presente. A sagacidade do leão e a inteligencia tactica têm que ser usada. E isso meu caro presidente , não provem de maior ou menor orçamento. Mas sim de trabalho e liderança.

Tem a palavra.

SL

Miguel Damas

quarta-feira, outubro 21, 2009

Para ler, reflectir e opinar

"Um adepto de um clube é antes de mais uma pessoa com vida tranquila. Tem todas as opiniões e praticamente nenhuma responsabilidade. Paga bilhete, vai ao jogo e manifesta-se. Depois segue para a sua vida. Admito que sofra pelo clube, claro, sobretudo quando o colega do lado lhe lembra os maus resultados."

"Os adeptos vivem um futebol que não é real. O futebol é dos jogadores e dos treinadores. E, de forma um pouco mais distante, dos dirigentes."

Luís Sobral ( Maisfutebol)



Verde CDV

Pormenores que nos fazem amar.....


Tinha os meus 7-8 anos. O sábado era como outro dia qualquer. Um pouco antes das 21 lá iniciava o caminho da cama. Não havia excepções e a minha mãe era rigorosa nessa lei quase espartana. Mas era ao contrario dos outros dias sem qualquer tipo de magoa ou contrariado que eu me deslocava para o ringue do morfeu para as escondidas e com um radio dessimulado debaixo da almofada , ouvir os relatos do hoquei em patins e daquela fabulosa equipa leonina que nunca tinha visto jogar mas que espalhava classe e vitorias pelos ringues nacionais e internacionais.

O som do publico enchendo os pavilhões , a bola a bater nas tabelas com violencia e o som dos patins nas mudanças de direcção em conjunto com relatos apaixonados faziam me ver e imaginar tudo aquilo que nunca vira. Era o Ramalhete que defendia , o Sobrinho que cortava , o Rendeiro que partia para o ataque.....e o ataque!! Que ataque!!! Os golos marcados e gritados freneticamente pelo locutor radiofonico deixando me em transe e quase aos pulos na cama.

Livramento ou Chana! Um deles marcaria! Sempre! O show de bola era com eles. E os adversarios vergados perante tamanha capacidade e classe envolviam-me nas noites de sabado. Na escuridão do quarto era iluminado pelas estrelas leoninas. A europa vergava-se perante aquele poderio! A primeira equipa nacional a passear e conquistar com classe a famosa Taça dos Campeões Europeus! E eu aos saltos na cama dessimuladamente. E não dormia!

Eram noites de fervor leonino. Uma verdadeira passadeira verde em direcção as vitorias. Diz quem viu que foi a mais magnifica maquina de jogar Hoquei em Patins. Nunca se viu ninguem igual! Os cinco violinos sobre rodas poderiam ser apelidados. Para mim Campeões Leoninos que me enchiam a alma verde e branca de orgulho e preenchiam me as noites de sabado adormecendo então com um sorriso nos labios , sonhando com mais uma duzia de golos bem freneticamente gritados pelo locutor da radio.

Era um miudo mas não me esqueço. É historia leonina , espólio nacional. Conquistas e vitorias que fazem nos crescer como adeptos e vibrar com este grande clube.
É a modalidade que mais quero que regresse. Não para voltar a ouvir num radio mas sim para acompanhar ao vivo toda aquela velocidade estonteante , o baque das tabelas e o som da bola na rede. Parte do leão que vive dentro de mim cresceu com aquelas noites. Mais tarde assisti a outras vitorias , tanto ao vivo como na televisão.

Mas aquelas noites de comunhão leonina nunca serão esquecidas nem apagadas da minha memoria. A lenda vive e a nossa memoria perpetua-a. Viva o Sporting!

SL

Miguel Damas

terça-feira, outubro 20, 2009

A mensagem



















"É que desde que assumiu a presidência o líder leonino já visitou sócios na Madeira, no Porto, no Solar do Norte, antes do desafio no Estádio do Dragão, e em Vendas Novas, onde 400 adeptos de vários pontos do País se juntaram para ouvir as suas palavras e conviverem em clima de sportinguismo, motivação e entusiasmo. E em todos os locais Bettencourt foi bem acolhido, angariando mais sócios, espalhando a sua mensagem e, acima de tudo, sentindo a proximidade com a massa adepta do clube que está mais distante da cidade sede, Lisboa. O presidente aproveita as deslocações para explicar o futuro que pretende para o emblema centenário que lidera e vai reunindo consenso, embora oiça também, de vez em quando, algumas queixas e lamentos em relação ao momento que atravessa a equipa de futebol."

In, O Jogo


Será que a mensagem passa?

As primeiras teorias da comunicação afirmavam que tudo o que o emissor dissesse seria aceite pelo receptor. Os seguidores da escola de Palo Alto dizem que o receptor tem consciência e só aceita o que deseja. Segundo Barbero, o que o receptor aceita/compreende varia muito de acordo com a sua cultura (lato sensu).

Na minha modesta opinião e a julgar pelos últimos acontecimentos, ela tem passado com alguma distinção. Existem certos meios onde não consegue penetrar mercê do ruído no canal de propagação. Espero que o ruído não deturpe a mensagem e que todos os sportinguistas a compreendam. A partir dai serão livres para aderir ou não.


Verde CDV

Elas valem o que valem.....

Estastisticas

Há quem muito se valha delas para fazer valer as suas opiniões. Já aqui houve no blogue varias pessoas que apresentavam-nas como forma a defender ou a atacar argumentos apresentados.
Tudo isto devido a um artigo que ontem saiu no jornal Record que dizia que o treinador Paulo Bento tinha , desde que chegou ao comando do Sporting Clube de Portugal , uma percentagem de 61% de vitorias alcançadas no que no campeonato se refere (ou pelo menos foi aquilo que eu compreendi).
No entanto e porque as estatisticas valem o que valem resolvi fazer um exercicio e um estudo dos resultados época por época com Paulo Bento como timoneiro.

Não vou fazer juizos de valor e vou deixar a vossa apreciação este estudo. Vou apenas fazer uma ressalva sobre a época 06-07 mas já lá chegaremos.

Época 2005-06
Depois de um péssimo arranque na europa e apesar das 3 vitórias seguidas nas 3 primeiras jornadas , Peseiro que já não tinha grande margem de manobra perante a massa associativa devido ao final da época transata , cai levando consigo o presidente Dias da Cunha.
Filipe Soares Franco , aconselhado por Carlos Freitas sobe Paulo Bento desde os Juniores (onde tinha sido campeão nacional) e oferece-lhe o cargo de treinador principal do SCP.

Não tendo começado bem (2 empates) Paulo Bento acabou por fazer uma época agradavelmente postivia só perdendo a hipotese de ser campeão a 5 jornadas do fim ao perder em casa com o FCP por 0-1. Vejamos os resultados alcançados nesse primeiro ano.

Vitorias

1-0-- 7 vezes
2-1 -- 2 vezes
2-0-- 4 vezes
3-0 -- 3 vezes
3-1 --2 vezes

Empates

0-0 --2 vezes
1-1 --2 vezes
2-2 --2 vezes

Derrotas

0-1 --2 vezes
2-3 --1 vez

Na época seguinte. A melhor época de Paulo Bento. Em que o Sporting lutou taco a taco até a ultima jornada o titulo com o FCP , ficando apenas a 1 ponto deste. É o ano da mão de Ronny. O argumento desde sempre usado para falar deste titulo perdido para o FCP. Apesar de ser um jogo com um resultado desvirtuado que nos é desfavoravel , ao verificar os resultados fiquei supreendido com o facto de o SCP ter perdido 6 pontos em 3 jornadas seguidas com empates perfeitamente despropositados. Paços fora 1-1 , Aves casa 0-0 e Leiria fora 0-0 , acrescente-se outros outros 2 empates em jornadas seguidas 0-0 e 1-1 fora respectivamente com o Belenenses e Boavista e o incrivel empate em Aveiro por 3-3 , julgo que limitar a perda desse campeonato devido à mão de Ronny é sacudir a agua do capote.

Vitorias

1-0 --7 vezes
2-0 --4 vezes
3-0 --2 vezes
3-1 --2 vezes
3-2 --1 vez
4-0 -- 3 vezes
5-1 --1 vez

Empates

0-0 --3 vezes
1-1 --4 vezes
3-3 --1 vez

Derrotas

0-1 --1 vez
0-2 --1 vez

Época 2007-08

O declinio.... A saida de Nani e Tello foi respondida com a contratação de Vuk , Izma , Purovic , Gladstone e Stoi entre outros. Paulo Bento nunca consegui dotar a equipa dos processos que vinha demonstrando nas 2 épocas anteriores. Foi um annus horribilis em termos de campeonato nacional , safando-se a época pelo fantastico 5-3 ao SLB na meia final da taça e a conquista da mesma perante o FCP , já depois de termos conquistado a supertaça tambem frente ao FCP no inicio da temporada.

Vitorias

1-0 --2 vezes
2-0 -- 5 vezes
2-1 --4 vezes
3-0 --1 vez
4-1 --4 vezes

Empates

0-0 --2 vezes
1-1 --4 vezes
2-2 --1 vez

Derrotas

0-1 -- 3 vezes
0-2 --2 vezes
0-3 --1 vez
1-4 --1 vez

Época 2008-09

Algumas melhoras. Esta época marca um encurtar de distancias em relação ao FCP em comparação ao ano anterior. Mesmo com o campeão a ter um inicio aos soluços fomos incapazes de capitalizar esse mau começo e mesmo tendo tido 3 vitorias nas 3 primeiras jornadas 2 derrotas e um empate nas 3 seguintes deixaram nos como sempre a correr atras do prejuizo que nunca foi alcançado.

Vitorias

1-0 --4 vezes
2-0 --6 vezes
2-1 --5 vezes
3-1 --4 vezes
3-2 --1 vez

Empates

0-0 --5 vezes
1-1 --1 vez

Derrotas

0-1 --1 vez
1-2 --1 vez
0-2 --1 vez

Época 2009-10

Os sinais foram todos demonstrados durante a pré-época. Mais uma vez completamente ignorados. Relativizou-se mais uma vez porque estavamos no inicio. 4 meses depois não há melhorias e invariavelmente vivemos de soluços. Muito pouco para quem quer ser campeão.

Vitorias

1-0 --1 vez
2-0 --1 vez
3-2 --1 vez

Empates

0-0 --2 vezes

Derrotas

0-1 --1 vez
1-2 --1 vez

Não pretendo fazer uma analise global , até porque já todos sabem o que acho deste treinador e da estrutura de futebol. Pergunto é , sobre estes numeros se o trabalho é afinal assim tão positivo ou se vão continuar a falar de ovos e omoletas.

Total vitorias---77

1-0 -- 21 vezes
2-1 --11 vezes
2-0 --20 vezes
3-1 --8 vezes
3-0 --6 vezes
3-2 --3 vezes
4-0 --3 vezes
4-1 --4 vezes
5-1 --1 vez

Total empates---29

0-0 --14 vezes
1-1 --11 vezes
2-2 --3 vezes
3-3 --1 vez

Total derrotas---18

0-1 --8 vezes
0-2 --4 vezes
1-2 --2 vezes
2-3 --2 vezes
0-3 --1 vez
1-4 --1 vez

PS- Nesta analise ficaram de fora os resultados das Taças , Supertaças e competições Europeias , porque julgo que o objectivo primordial do SCP é o campeonato e é nesse prisma que fiz este estudo\exercicio.

SL

Miguel Damas

segunda-feira, outubro 19, 2009

A solução......

Após muito pensar. E de reler as palavras do nosso presidente , após muito matutar e ter lido as palavras do nosso treinador sobre o estado da relva e de ter visto que apenas 14 mil se deslocaram a Alvalade para ver o jogo do nosso Sporting cheguei à conclusão que o problema está no estádio e local de construção.
Porque há 15 ou 20 iluminados que fazem birras de histerismo lá no centro (palavras de JEB).

Como o Sportinguismo dos Açores é muito mais saudavel e o Presidente sente-se melhor fora acho que a solução passa pela demolição imediata do estadio e a compra de outros dois.

Um para as deslocações aos Arquipelagos dos Açores e a região Autonoma da Madeira seria o Titanic-XXI Alvalade sobre as ondas...
E para as deslocações no nosso continente para por exemplo jogarmos perante os Leirienses sem vergonha do Sporting seria o Roullote XXI Alvalade sobre rodas.

Assim seriamos sempre forasteiros , sem aquele problema horrivel de jogarmos perante o nosso habitual publico mas teriamos sempre garantido aqueles adeptos sem vergonha e que vivem de uma forma bem mais saudavel o clube.

Talvez a relva por ser exposta a outro tipo de sol aguenta-se bem melhor e não fosse um batatal que impede o nosso superior futebol de ser explanado em toda a largura do terreno.

Com o tempo e a presença dos ditos Sportinguistas saudaveis nos estadios rolantes e navegantes poderia-se criar um problema que depois teria que ser resolvido. A crescente insatisfação de quem se desloca para ver ao vivo o Sporting e apanha apenas uma amostra. No entanto como o treinador gosta do titanic e o presidente têm carta de pesados confio na capacidade dos dois para levar por esse portugal fora e por mares nunca antes navegados o Sportinguismo saudavel e algumas vitorias ocasionais com um pouco mais de treino.

Estou convicto que esta será mesmo a melhor opção para afastar de vez as ervas daninhas associativas que com as suas quotas massacram o clube com uma exigencia sem fim.

SL

Miguel Damas

domingo, outubro 18, 2009

Melhor o resultado que a exibição



Sporting, 3 - Penafiel, 0

Estádio José Alvalade.
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre).
Árbitros auxiliares: Luís Tavares e José Braga.

SPORTING: Tiago, Abel, Tonel, Daniel Carriço e Leandro Grimi (Adrien Silva, 45 m), Miguel Veloso, Angel Angulo (Bruno Pereirinha, 71 m), João Moutinho e Simon Vukcevic; Liedson (Pedro Silva, 84 m) e Carlos Saleiro.


Treinador: Paulo Bento.

Suplentes não utilizados: Hélder POstiga, Felipe Caicedo, Matias Fernandez e Rui Patrício.

Disciplina: cartão amarelo a Daniel Carriço (68 m).

Golos: Liedson (51 m), João Moutinho, gp (73 m) e Simon Vukcevic (90 m).

PENAFIEL: Willian, Alex Garcia, Costa, Vagner e Zé Nando; Rafa, Guedes, Vítor Emanuel (Hernâni, 59 m) e Hugo Soares; Kanu e Michel (Larry Clavier, 72 m).


Treinador: Lazáro Almeida.

Suplentes não utilizados: José Eduardo, Elísio, Dias e Moreno Freire.

Disciplina: cartões amarelos a Hugo Soares (71 m), Costa (74 m) e Zé Nando (78 m).


Leonino

Aquilo que nos une é mais do que nos separa?

O Sporting têm um universo de 2 milhões de adeptos mais coisa menos coisa. Apenas 96 mil (se for esse o numero dos actuais pagantes) são sócios. 90 por cento são uma maioria e 10 por cento apenas a minoria de bloqueio ou silenciosa.
Este exercicio porquê? Porque apôs as eleições e agora com a assembleia a maioria exulta e festeja como se tivesse obtido um titulo. Paremos para pensar. Será que 90 por cento de socios representam um universo leonino? Representam sim no associativismo dito "oficial" e ligado embrionicamente ao clube. Mas que peso terá no "todo" leonino?

Apesar de todo o show-off de segundas feiras com a apresentação de novos socios (exalto o esforço) que paixão e amor trazem ele verdadeiramente ao clube para além do pagamento de quotas? Ser Sportinguista é muito mais do que ser socio. Por muito que tenha orgulho em o ser e até ter pena de não ser socio desde o nascimento , aprendi com os anos que há muita gente que sofre e vive o Sporting mas que não é socio nem o quer ser por as mais variadas razões.

Desde há muito o Sporting adoeceu. A massa dirigente é incapaz de dotar o Sporting de um rumo forte e viçoso. As conversas que vou tendo com Sportinguistas anonimos e incapazes de ser socios por essa mesma razão. O titulo de 99-00 despertou e teve o condão de mostrar que o sportinguismo vive por esse país fora. Mas não foi capitalizado nem ponto de referençia para tornar e dotar um Sporting melhor e maior.

Vivemos acomodados. Uma espreitadela pela blogosfera e verifica-se que o Sporting é uma trincheira. Os antis e os prós. Quem ganha ? Quem perde? Apenas um. Sporting Clube de Portugal.
O clube neste momento não é uno e indivisivel. É palco de lutas , degladia-se opiniões muitas vezes roçando-se o insulto e sobretudo é um autentico senado romano ao nivel do dirigismo.

A nação leonina vive adormecida. Afastada da sua paixão. Tolhida por discursos mediocres e promessas vãs. Desculpas e esperanças tenues.

Precisamos de vitórias. De exigencia. Exigencia não é contentarmo-nos com segundos lugares.
Leiam isto e percebam aquilo que quero dizer.

Vivemos uma semana de mais uma restruturação financeira. De um sócio que entregou o cartão do socio. Leio por todo o lado que não faz falta e que só faz falta quem cá está. Leio por todo o lado exultações à aprovação de (mais) um plano de restruturação. Será o ultimo? Mais uma parte do SCP foi alienada. E quem paga?
Toda a gente faz falta. Lamente-se e não se critique. Porque eu não vejo criticar-se a necessidade de mais um plano de restruturação financeira quando nos foi prometido na venda do patrimonio não-desportivo que seria a solução de todos os males.

Votei não. E não por ser do contra. Votarei não até me explicarem o passado. Quero perceber estes ultimos 15 anos. Como é que gestores consagrados da nossa praça deixaram o SCP neste estado? Derrapagens? Erros? Má gestão? Quero perceber como se caminhou alegremente para quase 400 Milhoes de euros de passivo. Os negocios sadisticos e as suas verdiblancs. Ninguem questiona? Eu questiono. Quero saber. Para se confiar um presente e um futuro a alguem têm que se conhecer o passado.

Não sou do contra. Quero um Sporting melhor e com um sentido de exigencia muito maior que o actual. O plano de restruturação era necessario? Não havia alternativas? Será JEB o homem certo ou apenas a imagem necessaria para fazer passar este tipo de planos? Daqui a mais 3 meses falaremos e analisamos melhor todo este processo e o seu "reinado".

Por ora fica a guerra de trincheira e uma imagem futebolistica péssima preconizada por alguem que se quer eterno mas que de eterno apenas tem a monotonia e mediocridade do futebol que a sua equipa apresenta.

O Sporting precisa de uma liderança forte. Não de soluços. Precisa de paixão e de trabalho. De acção e não palavras. Por esse mundo fora 2 milhões sofrem por um SCP melhor. Por cá 90 por cento exultam com uma ideia gasta e sadistica. JEB que me desculpe mas é necessario muito mais que isto para voltarmos a por o SCP de pé. É preciso muito mais que isto para voltar a acreditar. É preciso muito mais que isto para voltarmos a ser campeões e a maior potencia desportiva nacional.

A lenda vive mas até quando?

SL

Miguel Damas

sábado, outubro 17, 2009

Bettencourt exige mais aos jogadores....




Aproveitando a chegada de todos os jogadores internacionais do plantel, o presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, não perdeu tempo e reuniu-se com o grupo ainda antes do treino de ontem, na Academia, em Alcochete. E exigiu mais aos jogadores.

A conversa demorou cerca de meia hora - daí a sessão de trabalho ter começado apenas às 11 horas - e decorreu em pleno balneário. O responsável máximo dos leões, através de um discurso sereno, passou a sua mensagem com total clareza. Pediu algo mais aos atletas, ainda que tenha admitido que todos eles revelam atitude e empenho extraordinários - algo que, de resto, já tinha afirmado em algumas ocasiões, a última delas na conferência de imprensa em que participou após a assembleia geral que aprovou a passagem da Sporting Comércio e Serviços para a SAD, na terça-feira.

Além dos jogadores, a reunião contou com a presença de todos os elementos da equipa técnica, do vice-presidente Miguel Ribeiro Teles e do director desportivo Pedro Barbosa, tendo José Eduardo Bettencourt falado várias vezes em união e coesão, exigindo já uma boa resposta da equipa no jogo de amanhã, com o Penafiel, em Alvalade - 18.15 horas.

in A Bola

Muito bem! Realmente aprovo! Mas e ao treinador? Quem exige? Nós? Ou manda-se calar tudo e toda a gente que questiona a (in)capacidade do treinador? E ao amigo Ribeiro Telles? Tambem não se exige nada? E ao senhor Barbosa? A exigencia é só aos jogadores? Quando se é mal gerido... O cerne da questão do nosso futebol está mais acima senhor presidente!

Somos mal geridos na estrutura , os jogadores mal geridos no comando e sobretudo trabalha-se pouco e mal. Talvez queira olhar para outros lados onde se joga menos footvolley e os jogadores ficam nos centros de estágios na parte da tarde....

Querem melhor resultados? Nós tambem. Querem exigencia? Nós tambem. Mas a toda a gente e não só aos jogadores que muitas vezes parecem perdidos no campo e que denotam pouco e mau treino. Vamos andar a época toda a pedir exigencia e a falar que no proximo jogo é que é? Que vamos dar a volta? Talvez um novo leque de tacticas ao treinador tambem ajuda-se. Um maior horizonte desportivo e de observação tambem fosse essencial. E que o director MRT fosse menos sombra e mais defesa do clube , para que o treinador trabalhe mais e fale menos.

A nós cabe-nos estar presentes. Que atendendo a mediocridade vingente já é um grande feito.

SL

Miguel Damas

quinta-feira, outubro 15, 2009

Dizem que é uma especie de 4 milhões.....

É mais ou menos esta verba que após a assembleia de ontem e a sua deliberação de aprovar o projecto de restruturação financeiro preconizado por JEB.
Não vou chover no molhado e voltar a falar no assunto. É assunto encerrado e materia dada como concluida. No entanto no meio dos meus pensamentos começei a pensar o que fazer e olhando para o nosso plantel , onde gastar os 4 Milhões disponibilizados.

O exercicio é muito simples e apenas e só convido os associados a dar nomes que achem que seria uma mais valia ao nosso plantel tentando colmatar lacunas e ao mesmo tempo não passando deste orçamento dos 4 M.

Tentem ver isto como a liga rascord leonina. 4 M nas vossas mãos e sendo que estão na posição de Pedro Barbosa , M.R. Telles e Paulo Bento.

Após os 2 ultimos jogos da selecção eu de caras apostaria estes 4 M em Pedro Mendes. Por 2 razões. Primeiro é muito mais trinco do que qualquer um dos medios que "fazem" o lugar. E segundo porque libertaria definitivamente Miguel Veloso para defesa ou interior esquerdo.

Pedro Mendes é um jogador experiente e que ocupa bem os espaços e sabendo impor a sua presença , sendo ainda um jogador duro e que sabe meter o pé sem se intimidar. Uma das lacunas do nosso meio campo é realmente falta de poder de combate.
Não sendo um tecnicista como Veloso , Pedro Mendes têm a virtude de ser um pendulo entre a defesa e o meio campo sabendo ocupar e preencher defensivamente encurtando as linhas de passe e fazendo rapidamente pressão , recuperando a bola deixa-a jogavel mas não se coibe de tentar o passe longo que têm uma qualidade bastante acima da média.

No caso de nos ser completamente impossivel resgatar-lo , avançaria para um central Argentino , Gustavo Cabral , que tem paulatinamente vindo a subir degraus no River Plate. Visto como um central moderno , que sobe a area nas bolas paradas fazendo valer uma excelente capacidade de impulsão e de cabeceamento. Mas é na marçação e velocidade de antecipação que faz as suas grandes armas.

É jovem e ainda terá grande margem de progressão , sendo habitualmente chamado as selecções jovens da Argentina.
Durante o defeso o seu nome chegou a ser veiculado mas acabou entretanto por ser gorar a contratação ou não passou talvez de especulação de mercado.

Estes seriam para mim os alvos. Falhando um avançaria para outro. Mas deixo claro que Pedro Mendes seria de longe a melhor escolha para o nosso plantel.

Deixo ao criterio dos leitores as vossas opiniões e sugestões , isto claro dentro do orçamento que em principio será disponabilizado para reforçar o plantel no imediato.

Reforço que não se trata qualquer critica mas sim um exercicio à imaginação dos leitores.

SL

Miguel Damas

quarta-feira, outubro 14, 2009

And Now For Something Completely Different.......



SOLTEM O MILHAFRE!!!! ACABEM COM O SOFRIMENTO DO POBRE ANIMAL!!!!!

Acabam circos com animais

Os circos com animais estão à beira do fim, com a entrada hoje em vigor de uma portaria que impede a compra de novos exemplares e a reprodução das espécies já existentes. Animais como elefantes, macacos, leões ou tigres, ursos, focas e otárias são apenas alguns que integram a lista.

Victor Hugo Cardinali garante ao CM que respeitará a lei, mas tudo fará para a combater. "Esta portaria não foi aplicada em nenhum país da Europa. Fazemos parte da Associação Europeia de Circos e vamos lutar contra esta lei", assegura, reconhecendo dificuldades: "Alternativas são poucas. Se o circo funcionasse sem eles, até preferia, pois teria menos despesas".

Miguel Chen, por sua vez, responde com ironia: "Quem fez a portaria esqueceu-se de mandar fabricar preservativos para os tigres."

A portaria contém uma lista de espécies que só podem ser detidas por parques zoológicos, empresas de reprodução autorizadas e centros de recuperação de espécies apreendidas. Os circos não estão entre as excepções.

A associação Animal e a Liga Portuguesa para os Direitos do Animal saúdam o Governo pela publicação da Lei.

in Correio da Manhã

SL

Miguel Damas