"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, julho 30, 2010

Substituição no meio campo



Já é oficial.

"Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, informa ter chegado a um acordo de princípio com o Genoa Cricket and Football Club S.p.A. para a transferência dos direitos desportivos do jogador Miguel Veloso e para a aquisição dos direitos desportivos do jogador Alberto Zapater, com o consentimento de ambos."

Ainda não se sabem os valores e pormenores do negócio e não conhecendo o valor do espanhol, fico à espera de saber mais para avaliar esta venda.

Nelson Santos

quinta-feira, julho 29, 2010

Exibição poupadinha, meia-eliminatória ganha



Nordsjaelland-Sporting, 0-1

Farum Stadium, em Farum (Dinamarca)
Árbitro: Stanislav Sukhina (Rússia)

NORDSJAELLAND: Hansen, Kildentoft, Parkhurst, Jensen, Bengtsson, Adu, Stokholm, Nielsen (Bernier, 66), Laudrup (Granskov, 84), Nicki Nielsen, Fetai (Mikkelson, 73).

Suplentes: Novakovic, Christensen, Knudstrup e Rasmussen.

Treinador: Morten Wieghorst

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Carriço, Polga e Evaldo; Maniche, Pedro Mendes (Miguel Veloso, 46), Vukcevic (Valdés, 71) e Yannick (Liedson, 80); Saleiro e Postiga.

Suplentes: Tiago, Nuno André Coelho, Matías Fernandez e Pongolle.

Golos: 0-1, Vukcevic (25 min.).



Leonino

segunda-feira, julho 26, 2010

Agora é a sério!

FC Nordsjaelland - Sporting Clube de Portugal
(3.ª eliminatória de qualificação para a Liga Europa)

Convocatória:

Guarda-redes: Rui Patrício; Tiago e Victor Golas
Defesas: Daniel Carriço; Polga; Evaldo; Nuno André Coelho e João Pereira
Médios: Pedro Mendes; Maniche; Matias Fernandez; Jaime Valdés; Miguel Veloso; André Santos e Simon Vukcevic
Avançados: Carlos Saleiro; Pongolle; Yannick Djaló; Hélder Postiga e Liedson

Nelson Santos

A esperança renova-se... mas com fundadas razões



Em terras algarvias tenho acompanhado à distância - pela televisão, internet e jornais - por estes dias as várias etapas que compõem o início de época do nosso Sporting. Como em todos os anos a esperança renova-se, o verde impera, tenta-se apagar os traumas causados pelos desaires das temporadas anteriores e um novo fulgor sempre se adquire.

Para mim a diferença este ano reside no facto de se sentir verdadeira e legitimamente algo de novo - para melhor - no modo como se está a abordar a nova época futebolística. Dirão que estou a ser optimista e que sou parcial na minha análise pelo facto de ter apoiado a candidatura de José Eduardo Bettencourt e de ainda não ter perdido a ilusão de que a sua liderança nos poderá fazer colher frutos.

No entanto, e não tendo sido um assumido entusiasta das chegadas de Costinha e de Paulo Sérgio, sinto que se está a fazer um trabalho sério, profissional e pragmático. O plantel parece-me mais equilibrado, dotado de outras opções, a forma como a vida interna do grupo de trabalho já não 'transpira' para os jornais é um bom indício e os tiros ao lado dados pela comunicação social em relação a contratações não poderia ser mais positiva. O plantel parece está ser depurado de ervas daninhas e de elementos contrariados (Moutinho, Veloso?), estando a ser apetrechado com uma mescla de jovens ambiciosos de qualidade (André Santos, Diogo Salomão) e de gente com traquejo, experiência e maturidade (Evaldo, Maniche...).

A nível de resultados, embora sabendo que nesta fase valem o que valem, não podemos deixar de enaltecer o triunfo frente ao Lyon e a conquista da New York Challenge, onde ombreámos com equipas de nomeada, registando boas exibições frente a Manchester City e Tottenham, clubes de top de uma das mais competitivas ligas do mundo. Se recordarmos a importância que a comunicação social deu há um ano às conquistas de pré-época dos nossos vizinhos da segunda circular, então pelos mesmos critérios diria que estamos no bom caminho.

Os comentadeiros e paineleiros de serviço nos vários programas televisivos persistem em dar-nos um lugar de pouco destaque, remetendo todo o favoritismo para encarnados e azuis, mas no que a mim diz respeito - sportinguismo à parte- estou seriamente convicto que tudo está a ser feito para que possamos ter um lugar de relevo nas competições futebolísticas de 2010/11.

Resta a todos nós, adeptos e sócios leoninos, cumprirmos o nosso papel e apoiarmos sem reticências a equipa do nosso coração, deixando a falar sozinhos os arautos da desgraça de serviço, os tais que sempre persistem em vislumbrar apenas os factos negativos - quiçá motivados por outros interesses que não apenas o amor pelo clube.

Como diria o outro: yes, we can!


Leonino

domingo, julho 25, 2010

Novos cânticos para Alvalade 2010-2011



Nelson Santos

sábado, julho 24, 2010

No bom caminho!

A Imprensa elogia bastante a nossa Equipa no Jogo de ontem e são unânimes no avanço que demonstrou na preparação da Época relativamente ao adversário de ontem.

Relembre-se que o City já gastou cerca de 90 milhões este Ano em novas contratações, mas a maquina parece longe de estar preparada, Mancini ainda tem muito trabalho pela frente, já Paulo Sérgio parece que começa a ter uma ideia daquilo que pretende da sua Equipa, assim continue.

Manchester City 0 - 2 Sporting Clube de Portugal

CITY: Hart, Richards, Kompany, Lescott (Onuoha 46mins), Cunningham (Bridge 45); Ireland (Boyata 64), Vieira (Tchuimeni-Nimely 64), Zabaleta, A.Johnson, Jo (Tutte 74), Bellamy (Guidetti 74). Subs not used: Taylor.

SPORTING: Tiago; João Pereira, Carriço, Polga e Evaldo; Vukcevic (Valdés, 74m), Pedro Mendes (André Santos, 87m), Maniche e Yannick Djaló; Postiga (Miguel Veloso, 79m) e Saleiro (Pongolle, 46m).

Arbito: Kevin Stott (USA)

Golos: Sporting - Djalo (23 e 40 minutos)
Cartões: Sporting - Carrico (43 minutos)



O que diz a imprensa:

A Bola
"O treinador do Sporting, Paulo Sérgio, ficou satisfeito com a vitória dos leões sobre o Manchester City e disse aos jornalistas que o trabalho realizado começa a dar frutos."

Record
"O Sporting estreou-se da melhor forma no Torneio New York Challenge, ao vencer o Manchester City, por 2-0. Yannick, autor dos dois golos do encontro (23' e 40'), foi a principal figura de uma partida totalmente dominada pelo leões, que fizeram uma boa exibição, nomeadamente na primeira parte. A dupla Pedro Mendes-Maniche esteve muito bem no meio-campo defensivo, assim como Evaldo no lado esquerdo da defesa. Os citizens, desfalcados dos seus melhores jogadores, só incomodaram nos instantes iniciais do jogo."

O Jogo
Nem uma palavra até ás 6:30 de hoje!

Mais Futebol
"Paulo Sérgio tem equipa para a Liga Europa. O Sporting bateu o milionário Manchester City com uma exibição categorizada, com dois golos de Yannick Djaló na primeira parte"

Soccerway
"Yannick Djalo scored a pair of first-half goals to power Sporting Lisbon over Manchester City 2-0 in an exibition friendly at the Red Bulls Arena.

Djalo headed Simon Vukcevic's cross from the right side off goalkeeper Joe Hart's outstretched hands in the 23rd minute"

Manchester City Web Page
"The night turned sour on the pitch as Roberto Mancini’s mix and match side slipped to a 2-0 defeat at the hands of super-fit Sporting Lisbon."


1º Golo (23 minutos, Yannick Djalo)



2º Golo (40 minutos, Yannick Djalo)



The Best One

quarta-feira, julho 21, 2010

Hóquei em patins sénior de volta

* Há 5 anos os seniores de HP acabaram. O então "projecto senior" foi extinto pelo Sporting CP por o mesmo não estar a respeitar critérios sérios de quem tem um nome e imagem a defender.

* Há 5 anos, a Formação que funcionava de forma autónoma, foi agarrada por um Grupo de Sportinguistas que ainda hoje estão connosco e para o efeito criaram o Organismo Autónomo AP SCP, que apresentou um Projecto a 5 anos, que o Sporting CP aprovou. Os resultados estão à vista. Saímos vencedores e ganhadores.

* Há 5 anos, iniciámos a gestão autónoma com um Título Nacional de Infantis no Entroncamento e dessa equipa ainda restam Diogo Neves e Pedro Delgado.

* 5 anos depois e no fecho desta fase do Projecto, o Sporting CP vence o Título Nacional de Juvenis, em Alenquer e nessa equipa pautam os mesmos Diogo Neves, Pedro Delgado e ainda jogadores que à data, embora pertencendo ao escalão, jogavam na equipa, dita B: André Pimenta, Vitor Hugo. Na equipa Campeã Nacional de Juvenis temos outros excelentes jogadores e o nosso Bi-Campeão Europeu Gonçalo Alves.

* Em 5 anos conseguimos fidelizar inúmeros atletas que já vinham connosco de Sacavém e que hoje cumprem 7 épocas de Leão ao peito. Estão dispersos por escalões diversos e temos jogadores feitos por nós, de raiz.

* 5 anos depois, e como previsto, saiem os 1ºs Seniores de 1º ano e ainda a possibilidade de ver regressar atletas que têm um ano mais de idade e que sairam por não haver escalão no Sporting CP. Os laços são tão fortes que o chamamento Leonino foi mais elevado e não é demérito envergar a camisola do SCP a começar, como imposto pelos Regulamentos, na III Divisão Nacional.

* 5 anos depois inicia-se um novo ciclo nas nossas vidas e os nossos e vossos sonhos não sairam defraudados. A AP SCP acaba de protocolar com o Sporting CP o regresso dos Seniores, com recurso ao municiamento da nossa Formação. Seremos Sporting até ao último segundo de cada jogo e de cada vitória. E em cada percalço não deixaremos de ser Sporting. Somos gente ganhadora, por natureza e lutaremos até ao fim.

* 5 anos depois voltamos a ter Seniores, num trabalho sério de base. E é com esta base que vamos sair vencedores. O nosso alfobre está dentro de nós e não será de fora que virá gente para desvirtuar o que muito nos custou a erguer.

* 5 anos depois vamos continuar a fazer da nossa vida académica ou profissionalizante o nosso objectivo maior. Façamos do nosso comportamento cívico a face que nos torna diferentes dos demais. Somos Sporting e temos pergaminhos na Modalidade que há que defender. Há Grandes Campeões que temos que respeitar e na medida do possível igualar nos feitos para o nosso Sporting CP.

* 5 anos depois saibamos continuar a honrar a camisola e ostentar o símbolo que o Sporting Clube de Portugal nos autoriza a representar. Para todo o Universo Leonino, somos sempre Sporting CP!

VAMOS FAZER DOS PRÓXIMOS 5 ANOS A CHAVE DO SUCESSO DESTE PROJECTO DE FORMAÇÃO E CHAMAR A NÓS TODOS OS QUE AMAM ESTA NOSSA MODALIDADE. O SPORTING CP TAMBÉM É HÓQUEI EM PATINS.

VIVA O HÓQUEI EM PATINS! VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.



Texto do Engº Gilberto Borges, um dos principais responsáveis por este incrível trabalho de renascimento de uma das modalidades mais carismáticas do nosso clube, com a devida vénia ao Juvenal Carvalho por o ter disponibilizado na caixa de comentários do post anterior. Aos responsáveis, técnicos e atletas, fica o meu (nosso) eterno agradecimento por esta prova de amor leonino!

E fica a notícia no site do clube, cada vez melhor e mais actualizado.

Nelson Santos

terça-feira, julho 20, 2010

Admiravel novo mundo......

A partida para os EUA por parte da equipa do Sporting traz a esperança que a competitividade suba e que os desafios colocados sejam ultrapassados com maior ou menor dificuldade.

Confesso que aquele jogo com o PSG irritou-me. Os erros cometidos fizeram em tudo lembrar tempos não muito distantes. Mas o jogo de apresentação apesar de não me deixar super optimista dissipou pelo menos vários dos meus receios.

É certo que esta equipa podia ser reforçada. A noticia de hoje do jornal a bola deixa todos os Sportinguistas com agua na boca. Pavlyuchenko é um grande ponta de lança e viria de certeza para somar. Esperemos então por um bom porto para esta noticia.

Em relação a domingo tivemos fases distintas. Uma primeira meia hora em que marcamos no lance estudado mas sofremos bastante lá atrás e uns restantes 15 minutos em que equilibramos sem deslumbrar. Nessa primeira meia hora o destaque vai por inteiro para Valdes que mostrou disciplina tactica e acima de tudo capacidade para jogar verticalmente e assumir o 1x1.

Pela negativa ou menos positiva a exibição de Torsiglieri. Demonstrou muita "verdura" com hesitações a nivel de passe e saida para fora de jogo. Nada de transcendente e que não possa ser trabalhado.

A entrada de Matias e a inversão do triangulo no meio campo trouxe mais capacidade de pressing e sobretudo de saida para o ataque. Matias nesse periodo destacou-se mas hesitou demasiadas vezes a aplicar o remate de longe , a rever.

Com o intervalo vieram mais substituições. Destaco realmente 2 que estiveram melhor que as outras e sem desprimor para os outros. Nuno André Coelho mostrou raça e presença. Dá ideia que está ali um central de futuro. Mas quem mostrou realmente que é um jogador acima da media foi Evaldo. Muito certo a defender e uma velocidade estonteante a atacar. Vai ser por ali muito jogo carrilado , não tenho qualquer duvida.

Na parte final do jogo e com a entrada de 2 avançados passamos para um 4-2-2-2 com 2 extremos bem abertos. Ai a supresa foi claramente Salomão. Muito rapido e atrevido terá apenas que aprender a soltar a bola no momento certo , quer no passe\tabelinha quer nos tempos para cruzar. No resto foi uma agradavel supresa.

Nas balizas Golas mostrou serviço com 2-3 defesas vistosas mas julgo que seria melhor rodar num clube da 2 liga , Tiago igual a si proprio e Rui Patricio apesar do pouco trabalho mais umas hesitações a nivel do cruzamento. Julgo que no dia que Rui Patricio debelar essa fragilidade será realmente o KEEPER que todos desejamos.

Em todo o jogo houve um jogador que manteve sempre a bitola elevada. Esse jogador foi Maniche que conseguiu no primeiro jogo da época em Alvalade fazer levantar a plateia a sua saida. Pode ser um reforço de peso ele que perdeu imenso peso em relação ao dia da apresentação!

Julgo que os reforços tambem podem ser 2 jogadores que estiveram apagados o ano passado. Vuk e Izma. Se o russo está lesionado e ainda sem data para regressar mas é claramente um valor acima da media , a recuperação de Vuk é para mim essencial. Está a ser um jogador muito diferente daquilo que até demonstrou na sua melhor fase. Está menos exuberante é certo mas muito mais altruista e jogador de equipa não perdendo a sua capacidade tecnica e fisica.


Este ultimo jogo em Alvalade não veio com certeza acabar com todas as duvidas que temos. No entanto e olhando para os 90 minutos que observei (finalmente) ao vivo dá para ver que têm se trabalhado imenso durante a pré-época. Varios esquemas de jogo. Varios esquemas para a marcação de bolas paradas! E atrevimento de todos os jogadores para atacar , sabendo por onde devem caminhar. Os proximos jogos nos EUA vão com certeza dar nos uma ideia mais proxima do que será o Sporting 2010-11.

Por ultimo uma palavra ao marketing do Sporting. Os videos de Acosta tiveram o condão de nos tocar bem fundo. Mais que de Cesar Prates até por Acosta ter tido uma relação de maior intensidade para com a massa associativa. Muito bem!

SL

Miguel Damas

sexta-feira, julho 16, 2010

Taça Europa: sorteio deu FC Nordsjælland



O Sporting vai defrontar na terceira pré-eliminatória da Liga Europa os dinamarqueses do Nordsjaelland, segundo ditou o sorteio realizado nesta sexta-feira em Nyon.

O primeiro jogo será fora e a decisão em Alvalade. Os encontros estão marcados para 29 de Julho e 5 de Agosto.

O FC Nordsjælland, nascido como Farum Boldklub, resulta da fusão entre o Farum Idræts Klub e o Stavnsholt Boldklub.

» Em 1992 a primeira promoção do nova clube da série 2 para série 1 do futebol dinamarquês.

» Em 1998 o clube obtem a promoção para a 2ª Divisão, e torna-se um clube de futebol profissional.

» Em 2002 (29 de maio), o Farum Boldklub é promovido para a divisão de elite do futebol dinamarquês, a SAS Liga, depois de pater o FREM por 4-1.

» Na sua primeira temporada na SAS Liga (2002/2003), o Farum Boldklub termina como terceiro colocado, com 51 pontos conquistados.

» Em 1º de julho de 2003, o Farum Boldklub torna-se o FC Nordsjælland.

site oficial


Leonino

quinta-feira, julho 15, 2010

Há males que vêm por bem

A época do futebol iniciou-se há poucas semanas e as discussões sobre o futebol do nosso Clube começam a ser cada vez mais acaloradas. Cada nova época, cada nova oportunidade de renovar as esperanças de vitória. Neste momento estão efectuados 3 jogos e verifica-se que a equipa tem vindo a decrescer. Desde o jogo contra o Young Boys até ao jogo com o PSG, passando pelo Nice, a nossa equipa apenas piorou relativamente. Poderá até estar melhor do ponto de vista absoluto, mas como os outros clubes também estarão em crescendo, pode-se concluir que estamos a melhorar menos rapidamente que os outros. Talvez....
É claro que ainda nos faltam os "mundialistas" P. Mendes, Veloso e Liedson. Mas este inicio de época fraquinho pode conter aspectos positivos, como:
a) colocar-nos com os "pés assentes na terra", evitando desilusões e frustrações mais tarde.
b) dar aos responsáveis uma clara noção das carências da equipa e apontar os (muitos) lugares que requerem reforços.
c) e, mais importante, permitir a renovação do "onze tipo" do ano passado, efectuando as alterações pertinentes, colocando a jogar jogadores que chegaram apenas este ano. Estou a pensar nos "flops" consagrados (R. Patrício, Polga, grimi, Abel, Postiga, Pongolle, etc.,...). Estes jogadores tiveram o ano passado oportunidades e falharam; este ano já jogaram e não há melhorias. Logo têm de sair da equipa.
Em conclusão, este começo titubeante aponta para que se tirem já as ilações pertinentes. E exige que se aja sem delongas. Não podemos ficar a pensar que as brisas quentes de Julho ou Agosto tragam as necessárias melhorias. Há muito trabalho a fazer. Se não foi feito a tempo, em Janeiro ou Fevereiro, tem de ser feito agora.
Gabriel Almeida
Nota: este sábado há um jantar dos 20 anos de aniversário do Solar do Norte do Sporting Clube de Portugal, em V. N. Gaia. Reservas tel. 91 955 15 91 ou 91 381 16 38.

quarta-feira, julho 14, 2010

E ao terceiro jogo em França, veio a primeira derrota



PSG, 4 - Sporting, 2

Onze inicial: Rui Patrício, Evaldo, João Pereira, Daniel Carriço, Polga, Maniche, André Santos, Vukcevic, Yannick, Saleiro e Postiga.

Jogaram ainda: Sinama-Pongolle, Valdés, Nuno André Coelho, Torsiglieri, Salomão, Abel, Grimi e André Martins.

Golos: Apoula (a.g.), Carriço, Erding, Giuly, Sessegnon e Maurice.


Leonino

terça-feira, julho 13, 2010

o 7 maldito

Não acredito em bruxas, crendices de qualquer espécie ou mesmo em qualquer religião, mas há realmente algo de estranho com a nossa camisola 7, desde que o Figo saiu do Sporting.

Recordo :

O Luis Figo saíu do Sporting no final da época 94/95. Desde então, usaram-na e amaldiçoaram-na os seguintes

9596 e 9697 - Sá Pinto  : Agressão a Artur Jorge e Rui Águas. Dois anos de suspensão.
9798 - Iordanov : acidente de carro e descoberta de esclerose múltipla
9899 - Leandro Machado : este foi o fim da carreira, basicamente ...
9900 - Delfim : gravissima lesão que quase terminou a carreira
0001 - Sá Pinto :  grave lesão no Joelho ( há quem não aprenda ... e desconfio que quando voltou para DD devia andar com o 7 por baixo da camisa ... )
0102 e 0203 - Niculae : Gravissima lesão no Joelho, quase um ano parado...

03 a 07 - NENHUM JOGADOR A QUIS ....

0708 e 0809 e 0910 - Izmailov : Constantes lesões que parecem mesmo fazer perigar a carreira deste enorme jogador ...

Por isso alguém podia tirar o 7 ao Izmailov e retirar de vez essa camisola para o museu ?!

Porque como dizem os campeões do mundo aqui do lado:  pero que las hay ... hay !!!


Mário Rui Oliveira 

domingo, julho 11, 2010

Segundo jogo em França dá empate



Nice, 1 - Sporting, 1

NICE: David Ospina; Civelli, Gace, Paisley, Fable; Remy Loic, Hellebyck, Coulibaly, Mounier; Bamogo e Traore

SPORTING: Tiago; Abel, Tonel, Torsiglieri, Grimi; Nuno André Coelho, André Santos, André Martins; Vukcevic, Owuso, Pongolle

Marcador: 1-0 por Remy Loic (14, g.p.); 1-1 por Pongolle (74, g.p.)


Sendo os resultados nesta fase perfeitamente secundários, nota de destaque para o facto do onze inicial ter tido poucos (supostos) titulares e de Jaime Valdés se ter estreado de verde e branco.

Dois dias após a vitória frente ao Young Boys a equipa mostrou alguns sinais positivos - numa tarde de intenso calor - mas obviamente que ainda há muito trabalho pela frente, o que é perfeitamente normal.

Espero que Paulo Sérgio consiga fazer desta pré-época os alicerces sólidos para uma grande temporada 2010/11, para que possamos calar os arautos da desgraça (Mozer, Querido Manha, Toni, Marques Mendes...), que em programas televisivos persistem em anunciar a nossa morte, sobretudo após a saída de um tal Moutinho, evidenciando uma obsessão anti-leonina.

Talvez fosse mais avisado que se preocupassem com o clube do seu coração... o que parece difícil já que só se dedicam a falar da nossa pré-época, criticando tudo o que se está a fazer. Valha-nos a presença do nosso antigo jogador José Eduardo em certos programas, para que pelo menos alguém faça a defesa da nossa 'dama'.


Leonino

sexta-feira, julho 09, 2010

Sporting vence por 1-0 o vice-campeão suíço

Gostei daquilo que nos foi dado ver neste jogo de preparação. Acredito que o entusiasmo que se viveu no final do jogo por parte dos adeptos sportinguistas que estiveram na Suíça, terá razão de ser, desejando que a equipa seja candidata a vencer todas as provas em que está inserida !

Jogo particular
Estádio de Bouleyres, em Bulle (Suíça).
2010-07-09

Young Boys: Roman Burki; Scott Sutter, François Affolter, Adriano De Pierro; Henri Bienvenu (Dario Dussin, 80 m), David Degen, Moreno Costanzo (Alexandre Pasche, 85 m), Thierry Doubai (Pascal Doubai, 85 m); Alberto Regazzoni (Marco Schneuwly, 71 m), Mario Raimondi (Christian Schneuwly, 64 m), Emmanuel Mayuka (Hochstrasser, 64 m).
Treinador: Vladimir Petkovic

Sporting: Victor Golas; João Pereira, Daniel Carriço, Anderson Polga e Evaldo; Yannick, André Santos, Maniche e Diogo Salomão (Nuno André Coelho, 58 m), Carlos Saleiro (Simon Vukcevic, 58 m (Grimi, 86 m) e Hélder Postiga (Pongolle, 58 m).
Treinador: Paulo Sérgio

Disciplina: nada a assinalar.
Golo: Carlos Saleiro (27 m).

Lion King

Ficha técnica de Jaime Valdés

Jaime Andrés Valdés Zapata (nascido em 11 de Janeiro de 1981 em Santiago, Chile) é um futebolista de meio campo de Origem Chilena , actualmente mudou-se para a Liga Portuguesa para jogar no Sporting CP.

Ganhou experiência na equipa do Palestino antes de ir para Bari e de lá para a Fiorentina em 2004.

Em Janeiro de 2005, Valdés foi transferido para a Fiorentina vindo do Lecce e a Fiorentina vendeu 50% dos seus direitos ao Lecce, como parte do negócio ele jogou seu primeiro jogo do campeonato contra o Chievo. Depois do Clube ter descido de divisão, ele foi vendido ao Atalanta.

A 09 de Julho de 2010 assinou pelo Sporting por uma verba a rondar os €2.900.000.


Um cheirinho de Valdés

The Best One

quinta-feira, julho 08, 2010

Jaime Valdés confirmado

"COMUNICADO

Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, vem informar ter chegado a acordo com o Atalanta Bergamasca Calcio S.p.A. para a aquisição dos direitos desportivos do jogador Jaime Andrés Valdés Zapata, pelo valor de dois milhões novecentos e noventa e dois mil e quinhentos euros.
Mais informa que o contrato de trabalho celebrado com o jogador será válido até 30 de Junho de 2013, com a possibilidade de ser prorrogado por mais uma época, a de 2013/14, tendo sido fixada uma cláusula de rescisão no valor de vinte e cinco milhões de euros."

Nelson Santos

quarta-feira, julho 07, 2010

O nosso matador...

terça-feira, julho 06, 2010

E eles ... estarão contentes ?

Escrevia aqui que íamos ver no negocio Moutinho quem e que tinha enfiado o barrete.

A julgar pelo sempre afável Miguel Sousa Tavares, eles não estão muito contentes ...

""Pois, apareceu (o) FC Porto - que não só bancou 11 milhões, mais 25% numa futura transferência, como perdoou 2,5 milhões que o Sporting ainda devia de Postiga, e, mais que tudo acrescentou-lhe o passe de Nuno André Coelho. Quanto valerá o passe de Nuno André Coelho? Eu não sei, mas sei isto: o João moutinho está em regressão há dois ou três anos, é um jogador regular, acertadinho, mas sem reasgo e, até ver, de progressão falhada; quanto a Nuno André Coelho, para mim, é a grande promessa para vir a ser o melhor central português do futuro. Eu não trocaria um pelo outro: o FC Porto trocou e ainda lhe acrescentou 13,5 milhões. Ou seja, por mais que se desvalorize o passe actual de Nuno André Coelho, a verdade é que, contas feitas, Pinto da Costa bateu a cláusula de rescisão de João Moutinho: 22,5 milhões. O Sporting livrou-se de um problema sem solução à vista e ainda conseguiu facturar o que já não podia esperar, nem nos melhores sonhos. E querem a demissão de Bettencourt por causa disto? Bem, há gente ingrata...""

Entretanto hoje o Sporting fechou por 108 milhões o novo contrato de Tv e Publicidade. Não sei se podia ser mais ou não. Mas é um enorme balão de oxigénio que pela natureza de antecipação de receitas se pede que seja gerido de forma rigorosa. Nada de desbaratar como se fez da última vez, no tempo de Norton de Matos  e Simões de Almeida.

JEB está a encarrilar ! Precisou de se adaptar, mas ainda vou ver muita gente mudar de opinião nos próximos 3 anos.




Mário Rui Oliveira

Direitos de transmissão televisiva / Canal Sporting

O Sporting acabou de enviar este comunicado à CMVM, relativo à renegociação dos direitos de televisão e ao futuro canal televisivo do clube.

"COMUNICADO

Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação ... a SPORTING - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, ("Sporting SAD" ) vem informar o mercado que a SCS – Sporting Comércio e Serviços, SA (“SCS”) e a PPTV – Publicidade de Portugal e Televisão S.A., (“PPTV”), sociedade integrada no Grupo Controlinveste, renegociaram as contrapartidas financeiras do contrato, em vigor, de cedência de direitos de transmissão televisiva e publicidade dos jogos da equipa principal da Sporting SAD, na condição de visitada, para a competição principal da Liga Portuguesa de Futebol
Profissional. Mais se informa que, no âmbito da renegociação, foi ainda acordado ceder à PPTV, em idêntico regime de exclusividade, os referidos direitos de transmissão televisiva e publicidade referentes às épocas de 2013/2014 até 2017/2018, inclusive.
Nos termos do acordo existente entre a SCS e a Sporting SAD, os proveitos globais provenientes do acordo celebrado serão repartidos entre ambas, revertendo para a SCS, SA o montante de 75.6M€ e para a Sporting SAD o de 32.4M€.
Mais se informa que, também na presente data, a Sporting SAD e o Sporting Clube de Portugal celebraram com a PPTV um acordo de princípios que visa regular a respectiva colaboração na criação e exploração de um canal de televisão para emissão de conteúdos ligados ao universo desportivo do Sporting Clube de Portugal (“Canal Sporting”). Esta colaboração será consubstanciada na constituição de uma sociedade comum, participada maioritariamente pelas entidades do Grupo Sporting - que será a proprietária do Canal Sporting.

O acordo em causa encontra-se sujeito à realização de um estudo de
viabilidade económico-financeira."

Nelson Santos

segunda-feira, julho 05, 2010

O Sporting vendeu Moutinho

Os Sportinguistas foram agora surpreendidos pelo facto inusitado, diria inédito, da transferência do seu capitão, e um dos melhores jogadores, para um clube rival do Sporting Clube de Portugal. E mais espantados ficaram, quando esta transferência tem o acordo do próprio Sporting e quando até é apresentada como um acto de (boa) gestão.
O Sporting perde Moutinho e ganha Nuno André Coelho; o Porto ao contrário ganha JM e perde NAC como sabemos. Se cada um destes Clubes fizer uma apresentação pública dos jogadores contratados o que vai acontecer? Na Cidade do Porto vai haver palmas ou depressão? No José Alvalade o que iria acontecer? Quem teria mais palmas, o Moutinho, ou o N. A. Coelho? Por aqui se vê quem ganha e quem perde nesta transferência!
Para que servem as "cláusulas de rescisão" se basta um jogador se "portar mal" para ser logo dispensado ao preço da "uva mijona"? Pode ainda haver, mais, disciplina no Sporting a partir de agora? Não basta um jogador provocar atritos e indisciplina para ser logo dispensado? Não se abriu um precedente perigoso?
E porque surgem tantos "casos" no Sporting? Quem está a gerir e liderar tem as características, a sensibilidade e a experiência de gestão de Recursos Humanos?
Porque razão o Sporting quando negoceia compras (Matias, Pongolle, Evaldo, torsiglieri, ...) não consegue despachar os seus excedentários no pacote de compra( Caneira, P. Silva, ...)?
Vamos fazer colecção de defesas centrais?
Obviamente que J. Moutinho não sai bem deste caso, é claro.
Muito mal vai o Sporting. Mas pior está quando todas estas e outras tropelias, são feitas com o apoio e beneplácito da esmagadora maioria dos Sportinguistas. Sportinguistas estes que apoiam algo, ou o seu contrário, desde que seja apresentado pelos seus Dirigentes.
Porque caros amigos, o declínio do Sporting é da única responsabilidade dos Sportinguistas que, recentemente, sempre que podem optar, optam pelos piores!
É triste...e pior será quando Moutinho abrir a boca....

Gabriel Almeida

Façam-nos reviver este momento!

Sorteada que foi a Liga onde temos que enfrentar todos os adversários, como habitualmente, deixo aqui esta foto que espero que sirva de inspiração à nossa equipa, onde se mostra os festejos que simbolizam a alegria leonina!






PORQUE O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR, RUMO AO TÍTULO 2010/2011 !


Lion King

No lugar de Bettencourt teria feito exactamente o mesmo!

As explicações de José Eduardo Bettencourt:

«Moutinho recusou-se a treinar, não sabia dignificar a bandeira que envergava e que representava não só no campo (...) , e que, por isso, o Sporting está feliz por vê-lo partir. Isto apesar do alto rendimento em campo nos últimos anos.

Quando queremos reconstruir um grupo de trabalho, há três tipos de critérios que temos de seguir: os institucionais, os de rendimento desportivo e os de carácter. Não há grupo que se sinta vencedor se não cumprir estes fundamentos. Não pude de me deixar de lembrar de Manuel Fernandes, o capitão da minha adolescência. A realidade do seu tempo acabou, mas o espírito que queremos mantém-se.

Não posso deixar de revelar o nosso sentimento de tristeza pelo desejo de partida constantemente manifestado e que se acentuou a partir de 2008, depois da recusa de venda ao Everton tornada pública. Apesar de nessa altura terem sido revistas as suas condições, os pedidos de partida aconteceram muitas vezes de aí para cá e a não chamada à selecção também deverá ter contribuído para o aumento desânimo e insatisfação do João.

Um capitão de equipa que quer partir não tem condições para continuar a ser capitão. João Moutinho passou a não contar com o Sporting, e o Sporting não contava com João Moutinho.

A certa altura tentámos encontrar uma solução no mercado e o João foi foi acrescentando que mesmo que não fosse no estrangeiro não se importava em jogar no F.C. Porto e Benfica. Tentámos encontrar todas as soluções no mercado. O seu empresário Pini Zahavi teve uma reunião connosco no início da época e disse-nos, depois de ter sondado todo o mercado, que o máximo que se conseguia arranjar era uma proposta de sete milhões de euros.

Já no regresso ao trabalho, o João insistiu que queria sair. Depois de receber de zero propostas por ele, a única oferta que apareceu foi a do F.C. Porto. Tivemos uma primeira reacção que foi tentar convencê-lo a esperar, mas ele, em vez de acreditar no seu valor, começou a forçar ainda mais, dizendo que tinha dado a palavra que ia para lá. O seu comportamento foi deplorável com o presidente, director e equipa técnica. Não acreditava que era possível descer não baixo.

Estando apenas sobre a mesa a proposta do F.C. Porto, tentámos alargar o leque de empresários em acção, não rejeitando a ideia de podermos aceitar menos, mas mais uma vez ninguém manifestou interesse. Tive uma reunião com Pinto da Costa, em que ele me disse que Moutinho só jogaria no F.C. Porto se o Sporting visse isso com bons olhos. E o negócio fez-se porque o Sporting quis, porque não quis uma maçã podre, alguém que não é exemplo. Estes últimos tempos não nos deixam saudades.

Acredito que seja uma decisão difícil de entender, até eu tenho dificuldades. Mas foi um negócio leal e transparente, em que privilegiámos o espírito de grupo. Palavras como Nunca mais vou vestir a camisola do Sporting e Estou disponível para cooperar comunicação social e dizer que tudo fiz para sair do Sporting, a recusa em treinar... Tudo isto caiu muito mal. Esta é a última vez que falarei sobre o João Moutinho. .

Se o clube fosse meu, talvez admitisse deixá-lo aqui até 2014, com os castigos inerentes e colocando em causa a sua carreira, mas não é.»


Leonino

domingo, julho 04, 2010

Noddy .. break a leg ... or both !!! ( palhaço ... )

só quero dizer isto ! espero que o NAC seja o sucessor que se previa de Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Pepe e Bruno Alves ... mas no nosso lado.

11 milhões + 25% do lucro + 50% do NAC .... acho pouco, mas nem quero discutir isto ...

que estes 11 milhões sejam re-investidos com sabedoria e em jogadores que valham mais que ter um Noddy no plantel.


Não estou satisfeito com este negócio ... mas será que existiam outras soluções.

Ainda assim espero explicações da direcção ! Têm de explicar porquê aceitar este valor mínimo . Isto dado que é para o Porto. Se fosse para fora era um valor justo ... dada a performance do Noddy nos últimos 2 anos.

ps: aos que acharem que é demasiado isto do Noddy, não quero saber ! mete-me nojo este tipo !

ps2 : André Santos tem tudo para ser melhor que o Noddy ! este já foi, vamos apoiar os que querem ficar connosco !

Mário Rui Oliveira

A venda de João Moutinho....que dizer? Que esperar?


Que dizer da venda de João Moutinho? Capitão do Sporting e jogador "modelo" da nossa academia?

Se por um lado perspectivava-se a venda de Veloso nunca foi segredo que Moutinho almejava sair há muito.

O problema é que as 3 ultimas épocas desportivas do Sporting aliadas a fraca prestação de João Moutinho na ultima temporada e a ausencia na convocatoria para Africa do Sul fizeram com que o passe do jogador chega-se a um nivel minimo muito aquém daquilo que seria desejo ou desejavel para o Sporting.

10 milhões é o valor ventilado nos jornais juntamente com a cedencia de Nuno André Coelho.
Importa aqui retirar isto.

-O jogador fez força para sair.
-Estava contrariado.
-O seu valor nunca seria mais esticado do que foi.
-É uma venda dificil por ser um capitão e por ser-lo há varios anos.
-Ia perder a braçadeira e com isso perderia a imagem de jogador intocavel.
-O seu rendimento não era nem nunca foi desde que foi aumentado condizente com aquilo que auferia.
-O SCP precisava urgentemente de dinheiro para atacar o mercado.

Vendo esta venda puramente pelo lado economico pode se dizer sem sombra de duvida que JMex28 foi realmente bem vendido. Espero que esta direcção e as proximas aprendam que há timings para jogadores sairem e que todos têm um preço. No ultimos anos temos assistido a uma péssima gestão dos activos do Sporting. Para quem tanto trabalha em bolsa não percebo como é possivel nunca se vender em alta....

Olhando sobre o prisma da paixão e mesmo tendo a opinião que Moutinho era um jogador "gasto" e estagnado , é sem duvida uma venda chocante.
Pelo simbolismo de vender para um rival o nosso capitão....Mas temos que ser realistas. Estamos mal habituados. É certo que trata-se do capitão mas não deixa de ser um jogador mais e um activo.

Neste momento é notorio que o SCP precisava urgentemente de encaixar para poder atacar o mercado. Teremos que ver isto pelo lado puramente negocial. A venda de Moutinho permite-nos reforçar o plantel com mais 2-3 jogadores de (esperemos) qualidade. Espero tambem que seja então possivel segurar Veloso que para mim pode evoluir mais e ser mais valorizado.

Tenho sido bastante critico da direcção e do seu presidente JEB no entanto julgo que é cedo para poder fazer criticas sobre este negocio. As vezes é preciso abrir mão de algo que gostamos para poder ir buscar aquilo que queremos. De descer um degrau para subir dois.

Penso que o sucesso ou falhanço desta venda passa pela prestação da equipa este ano. No final da temporada vai-se ver se foi um bom ou mau acto de gestão a venda do capitão Moutinho.

Por ultimo e lendo as palavras de Manuel Fernandes é bom lembrar que já muitos poucos jogam por amor a camisola e sobretudo por amor a um clube. Para a proxima espero tambem que os responsaveis pensem bem antes de subirem um miudo sem carisma a capitão por marketing. Um capitão tem que ser alguem que leve a equipa atrás dele e que os motive ou controle dentro das quatro linhas.

Os erros pagam-se mais tarde ou mais cedo. Estamos tambem a pagar a globalização da nossa Academia. E sobretudo a incapacidade de fazer "apaixonar" os jogadores pelo emblema mesmo jogando anos e anos de Leão ao peito. A imensidão de professores em contraponto com treinadores que tivessem sido jogadores do Sporting e ensinassem o que é o Sporting continua a ser um pecado capital e um handicap que tarda em ser corrigido.

SL

Miguel Damas

sábado, julho 03, 2010

Vida agitada em Alvalade



Num dia onde a possibilidade de transferência do capitão de equipa do Sporting, João Moutinho, para o Porto tem agitado a vida leonina, surge a informação da reintegração de Simon Vukcevic no plantel leonino, abortado que foi o empréstimo de Vuk para o Olympiacos.

Foi um dia que começou com o 3º jogo-treino da pré-temporada, novamente frente ao Sarilhense, tendo o resultado terminado 5-1 para o Sporting.

Aqui fica o registo dos jogadores que alinharam neste jogo-treino e os marcadores dos golos:


Sporting: Vítor Golas (Tiago e depois Rui Patrício), Abel, Tonel (Pedro Mendes), Polga, Grimi, Diogo Salomão, João Gonçalves (André Martins), Mexer (Hélder Postiga), Wilson Eduardo (Yannick), Owusu e Pongolle (Carlos Saleiro)
1.º Maio Sarilhense: Hugo, Sandro, Cunha, Espada, Gonçalo, J. Pedro, Dias, Rui, Crisanto, Nivaldo e Miguel Jogaram ainda: Bruno, Afonso, Mike, Tiago, Dimas, Valter e Furtado Treinador: Paulo Jorge Cardoso

Árbitro: Bruno Cunha Auxiliares: Miguel Soares e Tiago Martins
Golos: Wilson Eduardo, Hélder Postiga, Carlos Saleiro, Diogo Salomão e Owusu; Nivaldo


Este jogo-treino antecede o estágio de pré-época que o Sporting irá realizar em Evian-les-Bains, França, perto da fronteira com a Suíça, a partir da próxima semana.


Lion King

Parece 1 de Abril...

Antes de mais quero pedir desculpa ao Mário Rui Oliveira pelo atropelo que faço ao seu post mas acabei de saber através de um canal de televisão que o Sporting chegou a acordo com o FC Porto para a transferência de João Moutinho.

A primeira reacção foi perguntar-me se hoje era dia 1 de Abril, já que tão incrédulo havia ficado com o que acabara de saber.

Mais a frio, e atendendo a que as notícias referem que Moutinho se desentendeu com o director-desportivo, várias perguntas se me levantam:

- será que o FC Porto bateu a verba prevista na cláusula de rescisão, ou seja, os tais 22.5 milhões de euros?

- será que o percurso que antes se verificara com produtos da nossa formação, tais como Quaresma, Sabrosa e outros que tais - com escala no estrangeiro - antes de reforçarem os nossos principais rivais, agora passa a ter uma via directa?

- porque motivo será que jogadores formados no nosso clube, acarinhados pela massa associativa e a quem tudo se lhes dá, optam sempre pela porta de saída, nunca criando raízes no clube?

Espero que a Direcção tenha sabido acautelar os interesses do clube de um ponto de vista financeiro, já que a nível desportivo vemos saír para um rival directo um dos jogadores mais regulares do plantel.

Aguardo ainda pela versão oficial do clube já que creio que a massa associativa merece uma explicação fundamentada e racional sobre os motivos que levaram a este desfecho.

Quanto a João Moutinho, faço votos para que o tiro lhe saia pela culatra! Sabendo que é benfiquista e que nas últimas épocas pareceu sempre jogar contrariado com a nossa camisola, há muito que não o via como um símbolo do clube, pelo que não chorarei a sua saída. Isso é certo.

Por último, estes negócios entre rivais são habituais em Itália e na Inglaterra, encaram-se sem drama, mas em regra, quando tal acontece em Portugal - com a honrosa excepção que foi Rui Jorge - o nosso saldo neste tipo de acordos tem sido sempre negativo. Custa-me ver o nosso clube celebrar acordos com gente sinistra que se move no futebol português e que à sombra de um polvo tenebroso o tem dominado nas últimas décadas.


Leonino

Noddy

O João Moutinho, a fazer fé nas últimas notícias quer sair do Sporting. É verdade que parece uma notícia daquelas do 1º de Abril, mas a verdade é que já começa a ter alguma amplitude sendo inclusivé já noticiada pela Lusa que não é muito dada a devaneios.

Acresce a isto a conhecida vontade do rapazinho sair do clube. Acredito por isso, que este negócio possa ser uma realidade. Para mim o JM28 passou a chamar-se Noddy desde a rábula do Everton ...

Naturalmente, pela falta de hábito,que no nosso país, aconteçam negócios internos com jogadores com a influência e importância de JM28, esta possível transferência é algo que de certa forma nos deixa espantados e sem saber bem o que pensar. Mas em outros países especialmente em Itália, estas transferências acontecem com regularidade.

Eu, pessoalmente, embora admita a estranheza que poderá ser ver o JM28 de Azul, não me choca por aí além, desde que o Sporting seja convenientemente remunerado, seja em dinheiro, seja em termos de jogadores e dinheiro.

A direcção do Sporting tem é de deixar claro perante os seus sócios e adeptos que a saída de uns dos seus principais activos para um adversário directo foi devidamente compensada.

Assim, ou o FCP paga o valor da cláusula de rescisão, ainda que cheguem a acordo para que seja paga de forma faseada, ou se incluem jogadores que sejam uma mais valia para o Sporting. Poderíamos igualmente tentar algo mais alargado e tentar incluir o Vukcevic no Negócio !

A verdade é que pode ser positivo para o Sporting, desde que o negócio seja realmente bem feito e sem grandes concessões na nossa parte. Porque vender Moutinho para o estrangeiro seria provavelmente mais complicado e menos valorizado.

Mas quem seriam jogadores que seriam interessantes para nós do FCP ?

Aqui das duas uma ... ou se troca por um jogador igualmente consagrado, tipo Falcão, Meireles ou Bruno Alves ou se junta um grupo deles . Eu pessoalmente gosto dos seguintes, que creio seriam úteis  : Beto, Guarin, Maicon, Pele, Belluschi, Farias e Varela.

A minha sugestão ... JM28+SV10 por 11 milhões e Beto, Guarin, Maicon, Farias e Varela ...

E quem sabe com isto poderíamos manter Veloso !

Mário Rui Oliveira

sexta-feira, julho 02, 2010

2º jogo-treino da temporada


(imagem retirada do site oficial do clube)

O Sporting voltou aos jogos-treino esta manhã em Alcochete, depois do primeiro embate frente ao 1º Maio Sarilhense, defrontando à porta fechada o Mafra. O resultado final, sem ser o mais importante, foi desta vez um menos animador empate a dois golos, jogando o nosso clube amanhã de novo com o 1.º de Maio Sarilhense, igualmente à porta fechada. De realçar a estreia do central argentino Marco Torsiglieri, que terá alinhado durante todo o tempo ao lado de Daniel Carriço no centro da defesa. Foram poupados neste desafio alguns jogadores, como Tonel, Polga, Abel, Izmailov, João Moutinho e Sinama-Pongolle. Assim, a equipa alinhou da seguinte forma:

Rui Patrício (Vítor Golas e depois Tiago), João Pereira, Daniel Carriço, Marco Torsiglieri, Evaldo, André Martins, André Santos, Maniche (Diogo Salomão), Hélder Postiga (Owusu), Carlos Saleiro (Pongolle) e Yannick (Wilson Eduardo).

Os golos do Sporting foram apontados ambos por Hélder Postiga.

Depois do jogo de amanhã, a equipa começará a preparar a partida no dia 5, para o estágio de pré-temporada em Evian-les-Bains.

Nelson Santos

quinta-feira, julho 01, 2010

Novos equipamentos 2010/2011


Transmissão em directo da apresentação dos novos equipamentos para a temporada 2010/2011, hoje a partir das 20 horas.













Leonino

Parabéns, Sporting Clube de Portugal



104 anos de Esforço, Dedicação, Devoção e Glória!